Bula para paciente - VITER C + Zn NATULAB LABORATÓRIO S.A
1. para que este medicamento é indicado?
O medicamento VITER C + ZINCO é indicado como suplemento vitamínico e mineral, agindo como:
-auxiliar do sistema imunológico;
-antioxidante;
-durante o período de convalescença (período de recuperação após intervenção cirúrgica ou doenças debilitantes);
-dietas restritivas e inadequadas.
2. como este medicamento funciona?
VITER C + ZINCO é um medicamento composto por vitamina C (ácido ascórbico) e zinco, duas substâncias essenciais para diversas funções do organismo, pois são responsáveis por várias funções no corpo humano. Tanto a vitamina C quanto o mineral zinco não são produzidos pelo organismo, e, portanto, devem ser obtidos de fontes externas, sendo que suas deficiências podem comprometer o bom funcionamento do organismo. Desta forma, o VITER C + ZINCO fornece aos indivíduos as quantidades necessárias de vitamina C e zinco, podendo ser indicado nos casos de dietas restritivas e inadequadas.
Além disso, os componentes ativos deste medicamento atuam como auxiliar no sistema imunológico e combatem os radicais livres, favorecendo a defesa do organismo contra diversas doenças.
3. quando não devo usar este medicamento?
VITER C + ZINCO não deve ser utilizado por pacientes com reconhecida hipersensibilidade ao ácido ascórbico, zinco ou a qualquer outro componente do produto e em pacientes com litíase urinária (cálculo nos rins) acompanhada por oxalúria (excesso de oxalato na urina) e insuficiência renal.
Este medicamento também é contraindicado para pacientes portadores de doenças relacionadas à retenção de ferro (hemocromatose, talassemia, anemia sideroblástica e depranocítica).
Este medicamento é contraindicado para menores de 10 anos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
RUA H, N0 02, GALPÃO III – SANTO ANTONIO DE JESUS – BA – CEP 44.574–150
CNPJ: 02.456.955/0001–83 – FONE: (0XX) 75– 3311–5555
4. o que devo saber antes de usar este medicamento?
ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES
Em pessoas com deficiência de glicose-6-fosfatodesidrogenase, o uso deste medicamento pode provocar hemólise (destruição das células vermelhas do sangue).
O uso de doses elevadas de ácido ascórbico por tempo prolongado pode levar ao escorbuto (doença originada pela falta de vitamina C) de rebote. Além disso, o uso prolongado e excessivo de zinco pode levar à deficiência de cobre.
Não existem restrições quanto ao uso do medicamento VITER C + ZINCO por pacientes idosos.
Nas dietas com restrição de sódio (sal), considerar que 1 comprimido efervescente de VITER C + ZINCO contém 323,7 mg de sódio.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
INTERAÇÕES
A vitamina C pode potencializar a ação quelante da desferoxamina. Ainda, em pacientes sadios, a administração concomitante de indinavir e doses elevadas de ácido ascórbico, reduzem, significativamente, a concentração de indinavir no soro.
O uso concomitante de vitamina C com barbitúricos, tetraciclina e salicilatos pode aumentar a excreção desta vitamina pela urina.
Foi observado, ainda, que a vitamina C aumenta os níveis de etinilestradiol presentes no sangue e que contraceptivos orais reduzem a quantidade de ácido ascórbico nos leucócitos e no plasma em mulheres saudáveis.
O ácido ascórbico interage com diversos fármacos como cianocobalamina (vitamina B12), corticosteróides, paracetamol e flufenazida. Se estiver fazendo uso de algum deles, consulte seu médico.
Drogas com propriedades quelantes, como etambutol, tetraciclinas e dissulfiram, podem diminuir os níveis de zinco no plasma. Ainda, as clorotiazidas podem causar aumento da perda de zinco pela urina.
Em pacientes diabéticos, as doses de vitamina C podem interferir nos testes de avaliação da glicosúria (glicose na urina) sem alterar a glicemia (glicose no sangue) e, nestes casos, o uso de VITER C + ZINCO deve ser interrompido pelo menos 7 dias antes do exame.
O uso da vitamina C pode alterar ainda o resultado de alguns outros exames de laboratório, como sangue oculto nas fezes, desidrogenase lática, transaminases e bilirrubina. Ainda, o ácido ascórbico pode interferir nos seguintes exames: creatinina e ácido úrico.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
5. onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 a 30 °C). Proteger da luz e umidade.
Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para consumo, respeitando o prazo de validade de 24 meses, indicado na embalagem.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
O medicamento VITER C + ZINCO é apresentado na forma de um comprimido circular, liso, de coloração levemente rosa a alaranjada.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
6. como devo usar este medicamento?
USO ORAL
Ingerir um comprimido ao dia, dissolvido em água.
Utilizar apenas a via oral. O uso deste medicamento por outra via pode causar a inefetividade do medicamento ou mesmo promover danos à saúde.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
7. o que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso haja esquecimento da ingestão de uma ou mais doses deste medicamento, a posologia indicada deverá ser retomada, não havendo necessidade de repor as doses esquecidas.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
8. quais os males que este medicamento pode me causar?
Podem ocorrer reações como distúrbios digestivos, incluindo cólicas e vômitos, manchas avermelhadas na pele, dor de cabeça e aumento da frequência das micções. Podem ocorrer pedras nos rins em pacientes com mau funcionamento destes órgãos e naqueles que possuem tendência à calculose (formação de pedras nos rins).
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
9. o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?
Embora a vitamina C seja bem tolerada, no caso de ingestão acidental ou intencional de doses elevadas, podem ocorrer náuseas (enjôos), vômitos e diarreia. Caso estas reações ocorram e haja suspeita de superdosagem, deverá ser avaliado o tempo de ingestão, sendo que as possíveis condutas são: hidratação, lavagem gástrica, uso de carvão ativado e monitorização.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
DIZERES LEGAIS
MS: 1.3841.0060
Farm. Responsável: Tales Vasconcelos de Cortes – CRF/BA n°3745 NATULAB LABORATÓRIO SA
Rua H, n°2, Galpão 03 – Urbis II
Santo Antônio de Jesus – Bahia – CEP – 44.574–150
CNPJ 02.456.955/0001–83
INDÚSTRIA BRASILEIRA
SAC: (75) 3311 5555
Esta bula foi aprovada pela ANVISA em 23/12/2013.
/^atulab
F Laboratório Farmacêutico
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
Anexo B
Histórico de Alteração da Bula
Dados da submissão eletrônica | Dados da petição/notificação que altera bula | Dados das alterações de bulas | |||||||
Data do expediente | No. expediente | Assunto | Data do expediente | N° do expediente | Assunto | Data de aprovação | Itens de bula21 | Versões (VP/VPS | Apresentações relacionadas |
19/02/2016 | – | 10461 -ESPECÍFICO – Inclusão Inicial de Texto de Bula – RDC 60/12 | 19/02/2016 | – | 10461 -ESPECÍFICO – Inclusão Inicial de Texto de Bula – RDC 60/12 | 19/02/2016 | 1° submissão no bulário eletrônico. | Bulas para o Paciente (VP) | ácido ascórbico + óxido de zinco Comprimido efervescente |
RUA H, N0 02, GALPÃO III – SANTO ANTONIO DE JESUS – BA – CEP 44.574–150
CNPJ: 02.456.955/0001–83 – FONE: (0XX) 75– 3311–5555