Bula do profissional da saúde - VITER C + Zn NATULAB LABORATÓRIO S.A
ácido ascórbico + óxido de zinco
1111 mg/com + 10mg/com
1111 mg/com + 10mg/comVITER C + ZINCO
Ácido ascórbico + óxido de zinco
APRESENTAÇÃO
Linha Hospitalar: Sem apresentação comercializada.
FORMA FARMACÊUTICA
Comprimido efervescente
USO ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 10 ANOS
COMPOSIÇÃO:
Cada comprimido efervescente contém:
Ácido ascórbico DC 90.............................................................................................................1111mg*
Óxido de zinco............................................................................10mg(equivalente a 8,03 mg de zinco)
Excipiente q.s.p................................................................................1comprimido efervescente (bicarbonato de sáodio, ácido cítrico, sucralose, aroma de laranja, benzoato, macrogol de sódio, macrogol e corante amarelo crepúsculo)
Correspondente a 1000 mg de ácido ascórbico e 111 mg de amido.
Componentes do VITER C + ZINCO | Dose fornecida por 1 com efev/dia | % IDR (RDC 269/05) |
Adultos e Crianças acima de 10 anos | ||
ácido ascórbico | 1 g | 2.222,22% |
zinco | 8,03 mg | 114,71% |
* % IDR = Ingestão Diária Recomendada
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
1. indicações
VITER C + ZINCO é composto pelos ativos ascórbico (vitamina C) e zinco. O ácido ascórbico é uma cetolactona de 6 carbonos, estruturalmente relacionada com a glicose e outras hexoses. O ácido ascórbico sofre oxidação reversível no organismo a ácido desidroascórbico, que possui atividades integral da vitamina C. Devido a essas características químicas possui ação antioxidante. No plasma humano o ácido ascórbico atua como antioxidante e protege as células dos danos causados pela peroxidação lipídica. A vitamina C, também neutraliza substância oxidantes produzidas por fagócitos ativados diminuindo os danos causados por esses compostos, diminuindo os efeitos das infecções, uma vez que dessa forma a vitamina C colabora com o sistema imune ao atuar como antioxidante. Outra importante função da vitamina C, nos tecidos, está relacionada à síntese de colágeno, proteoglicanos e outros constituintes orgânicos da matriz intercelular em vários tecidos como dentes, ossos e o endotélio capilar. O ácido ascórbico é rapidamente absorvido no intestino em um processo que requer energia que é saturável e dependente de dose.
O zinco é absorvido no intestino em um processo que requer energia. O zinco não é estocado a sua excreção é amplamente realizada pelas fezes, que contém o zinco que não foi absorvido e as secreções biliares e pancreática. O zinco é um oligoelemento ativo em uma variedade de funções celulares, incluindo transdução de sinais, transcrição e replicação. O zinco também é essencial para a linfopolese e que quando há deficiência de zinco há também depleção das células precursoras das células T e B. O zinco é muito importante na resposta imunológica mediada por essas células e desenvolve importante papel na maturação e proliferação dos linfócitos, influenciando a produção de anticorpos, sendo assim muito importante na manutenção de resposta imune.
2. contraindicações
VITER C + ZINCO não deve ser utilizado por pacientes com reconhecida hipersensibilidade ao ácido ascórbico, zinco ou a qualquer outro componente do produto e em pacientes com litíase urinária acompanhada por oxalúria e insuficiência renal.
Este medicamento também é contraindicado para pacientes portadores de doenças relacionadas à retenção de ferro (hemocromatose, talassemia, anemia sideroblástica e depranocíta).
Este medicamento é contraindicado para menores de 10 anos.
VITER C + ZINCO é classificado como medicamento de categoria C, de acordo com a tabela que trata das categorias de risco de fármacos destinados as mulheres grávidas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
3. advertências e precauções
Em pessoas com deficiência de glicose-6-fosfatodesidrogenase, o uso deste medicamento por provocar hemólise.
O uso de doses elevadas de ácido ascórbico por tempo prolongado pode levar ao escorbuto de rebote.
Além disso, o uso prolongado e excessivo de zinco pode levar à deficiência de cobre.
Não existem restrições quanto ao uso do medicamento VITER C + ZINCO por pacientes idosos.
Nas dietas com restrição de sódio, considerar que 1 comprimido efervescente de VITER C + ZINCO contém 323,7 mg de sódio.
VITER C + ZINCO é classificado como um medicamento de categoria C, de acordo com a tabela que trata das categorias de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
4. interações medicamentosas
A vitamina pode potencializar a ação quelante da desferoxamina. Ainda, em pacientes sadios, a administração concomitante de indinavir e doses elevadas de ácido ascórbico, reduzem, significativamente, a concentração de invadir no soro.
O uso concomitante de vitamina C com barbitúricos, tetracilina e salicilatos pode aumentar a excreção desta vitamina pela urina.
Foi observado, ainda, que a vitamina C aumenta os níveis de etinilestradiol presentes no sangue e que contraceptivos orais reduz ema quantidade de ácido ascórbico nos leucócitos e no plasma em mulheres saudáveis.
O ácido ascórbico interage com diversos fármacos como, cianobalamina (vitamina B12), corticosteroides, paracetamol e flufenazida. Se tiver fazendo uso de algum deles, consulte seu médico. Drogas com propriedades quelantes, como etambutol, tetraciclinas e dissulfiram, podem diminuir os níveis plasmáticos de zinco. Ainda, as clorotiazidas podem causar aumento da perda de zinco pela urina.
Em pacientes diabéticos, as doses de vitamina C podem interferir nos testes de avaliação da glicosúria sem alterar a glicemia e nestes casos, o uso do VITER C deve ser interrompido pelo menos 7 dias antes do exame.
O uso da vitamina C pode alterar ainda o resultado de alguns outros exames de laboratório, como sangue oculto nas fezes, desidrogenase lática, transaminases e bilirrubina. Ainda, o ácido ascórbico pode interferir nos seguintes exames: creatinina e ácido úrico.
5. cuidados de armazenamento do medicamento
Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.
Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para consumo, respeitando o prazo de validade de 24 meses, indicado na embalagem.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
O medicamento VITER C + ZINCO é apresentado na forma de um comprimido, circular, liso, de coloração levemente rosa a alaranjada.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
6. posologia e modo de usar
USO ORAL
Ingerir um comprimido ao dia, dissolvido em água.
Utilizar apenas a via oral. O uso deste medicamento por outra via pode causar a inefetividade do medicamento ou mesmo promover danos à saúde.
Caso haja esquecimento da ingestão de uma ou mais doses deste medicamento, a posologia indicada deverá ser retomada, não havendo necessidade de repor as doses esquecidas.