Para que serve remédio Abrir menu principal

Remédios por código ATC J02AC Derivados do Triazol

Os derivados do triazol são uma classe de medicamentos utilizados no tratamento de infecções fúngicas. Eles agem inibindo a síntese do ergosterol, um componente importante da membrana celular dos fungos, o que leva à sua morte.

No Brasil, os derivados do triazol mais comumente utilizados são o fluconazol e o itraconazol. O fluconazol é indicado para o tratamento de candidíase vaginal, orofaríngea e esofágica, além de outras infecções fúngicas sistêmicas. Já o itraconazol é utilizado principalmente no tratamento de onicomicoses (infecções fúngicas nas unhas) e outras infecções fúngicas sistêmicas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2019 foram registradas cerca de 17 mil internações por infecções fúngicas no Brasil. Dentre essas internações, as causadas por Candida spp. foram as mais frequentes, correspondendo a cerca de 60% dos casos.

O uso indiscriminado desses medicamentos pode levar ao desenvolvimento de resistência aos fungos, tornando-os menos eficazes no tratamento das infecções. Por isso, é importante seguir corretamente as orientações médicas quanto ao uso desses medicamentos.

Além disso, os derivados do triazol podem interagir com outros medicamentos e causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos e diarreia. Por isso, é importante informar ao médico sobre todos os medicamentos que está utilizando antes de iniciar o tratamento com esses medicamentos.

Em resumo, os derivados do triazol são uma classe importante de medicamentos utilizados no tratamento de infecções fúngicas. No entanto, seu uso deve ser feito com cautela e seguindo as orientações médicas para evitar o desenvolvimento de resistência aos fungos e minimizar os riscos de efeitos colaterais.

Remédios por código ATC J02AC Derivados do Triazol

Nenhum remédio encontrado.