Para que serve remédio Abrir menu principal

Remédios por código ATC J02AB02 Cetoconazol

O cetoconazol é um medicamento antifúngico utilizado para tratar infecções causadas por fungos. Ele pertence ao grupo ATC J02AB02 e pode ser encontrado em diversas apresentações, como comprimidos, cremes e shampoos.

No Brasil, o cetoconazol é amplamente utilizado no tratamento de infecções fúngicas na pele, unhas e couro cabeludo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2019 foram registrados mais de 2 milhões de atendimentos por dermatofitoses (infecções fúngicas na pele) no país.

O cetoconazol age inibindo a síntese de ergosterol, um componente importante da membrana celular dos fungos. Isso impede que os fungos se multipliquem e se espalhem pelo corpo do paciente.

O medicamento pode ser administrado por via oral ou tópica, dependendo da localização da infecção fúngica. Nos casos de candidíase vaginal, por exemplo, o cetoconazol pode ser administrado em forma de comprimido vaginal.

Além disso, o cetoconazol também pode ser utilizado no tratamento da caspa e outras condições do couro cabeludo causadas por fungos. Nesses casos, ele é encontrado em forma de shampoo.

É importante ressaltar que o uso do cetoconazol deve ser feito sob orientação médica. O medicamento pode apresentar alguns efeitos colaterais como náuseas, vômitos e diarreia. Em casos raros podem ocorrer reações alérgicas graves como inchaço dos lábios ou língua e dificuldade para respirar.

O cetoconazol também pode interagir com outros medicamentos, como anticoagulantes e antiácidos. Por isso, é importante informar ao médico sobre todos os medicamentos que o paciente está utilizando antes de iniciar o tratamento com cetoconazol.

Em resumo, o cetoconazol é um medicamento antifúngico amplamente utilizado no Brasil para tratar infecções fúngicas na pele, unhas e couro cabeludo. Ele age inibindo a síntese de ergosterol nos fungos e pode ser administrado por via oral ou tópica. O uso do medicamento deve ser feito sob orientação médica e podem ocorrer alguns efeitos colaterais e interações com outros medicamentos.

Remédios por código ATC J02AB02 Cetoconazol

Nenhum remédio encontrado.