Para que serve remédio Abrir menu principal

Remédios por código ATC A02BX Outros fármacos para o tratamento da úlcera péptica e do refluxo gastro-esofágico (RGE/GORD)

O grupo ATC A02BX é composto por outros fármacos utilizados no tratamento da úlcera péptica e do refluxo gastro-esofágico (RGE/GORD). Esses medicamentos são indicados para pacientes que não respondem ao tratamento com inibidores da bomba de prótons ou antagonistas dos receptores H2.

Os fármacos desse grupo atuam de diferentes maneiras, incluindo a proteção da mucosa gástrica, a redução da produção de ácido gástrico e o aumento do esvaziamento gástrico. Alguns exemplos desses medicamentos são o sucralfato, a cisaprida e o domperidona.

No Brasil, estima-se que cerca de 10% da população sofra com úlceras pépticas e RGE/GORD. Essas condições podem ser causadas por diversos fatores, como infecção pela bactéria Helicobacter pylori, uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e hábitos alimentares inadequados.

O sucralfato é um medicamento que forma uma camada protetora sobre a mucosa gástrica, reduzindo a irritação causada pelo ácido gástrico. Ele também estimula a produção de prostaglandinas, substâncias que ajudam na cicatrização das úlceras. O sucralfato pode ser utilizado tanto no tratamento agudo quanto na prevenção de recidivas.

A cisaprida e o domperidona são medicamentos que aumentam o esvaziamento gástrico, reduzindo assim os sintomas do RGE/GORD, como azia e regurgitação. A cisaprida também estimula a motilidade intestinal, o que pode ser útil no tratamento da constipação.

É importante ressaltar que a cisaprida foi retirada do mercado em diversos países devido ao risco de arritmias cardíacas. No Brasil, seu uso é restrito a pacientes com indicação médica específica e sob rigoroso monitoramento.

Além desses medicamentos, existem outras opções terapêuticas para o tratamento da úlcera péptica e do RGE/GORD, como os antiácidos e os procinéticos. O tratamento deve ser individualizado de acordo com as características do paciente e a gravidade da doença.

Em resumo, o grupo ATC A02BX é composto por outros fármacos utilizados no tratamento da úlcera péptica e do refluxo gastro-esofágico (RGE/GORD). Esses medicamentos atuam de diferentes maneiras para reduzir os sintomas e promover a cicatrização das lesões. É importante lembrar que o uso desses medicamentos deve ser orientado por um profissional de saúde qualificado.

Remédios por código ATC A02BX Outros fármacos para o tratamento da úlcera péptica e do refluxo gastro-esofágico (RGE/GORD)

Nenhum remédio encontrado.