Para que serve remédio Abrir menu principal

Remédios por código ATC A02 FÁRMACOS PARA O TRATAMENTO DE ALTERAÇÕES CAUSADAS POR ÁCIDOS

Os fármacos para o tratamento de alterações causadas por ácidos pertencem ao grupo ATC A02. Esses medicamentos são utilizados para aliviar sintomas como azia, refluxo gastroesofágico e úlceras gástricas.

No Brasil, estima-se que cerca de 20% da população sofra com sintomas de refluxo gastroesofágico, sendo mais comum em pessoas acima dos 40 anos. Além disso, a incidência de úlceras gástricas também é alta, principalmente em indivíduos que fazem uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs).

Os fármacos mais comuns utilizados no tratamento dessas condições são os inibidores da bomba de prótons (IBPs) e os antagonistas dos receptores H2 (ARH2). Os IBPs são considerados a primeira escolha no tratamento da doença do refluxo gastroesofágico e das úlceras gástricas. Eles agem inibindo a secreção ácida do estômago e promovendo a cicatrização das lesões.

Já os ARH2 atuam bloqueando a produção de ácido clorídrico pelo estômago. Eles são indicados principalmente para o tratamento da azia e do refluxo gastroesofágico leve.

Além desses medicamentos, existem outras opções terapêuticas disponíveis para o tratamento das alterações causadas por ácidos. Entre elas estão os antiácidos, que neutralizam o ácido presente no estômago; os procinéticos, que aumentam a motilidade gastrointestinal e reduzem o refluxo; e os agentes citoprotetores, que protegem a mucosa gástrica contra os danos causados pelo ácido.

É importante ressaltar que o uso desses medicamentos deve ser feito sob prescrição médica e seguindo as orientações do profissional de saúde. Alguns fármacos podem apresentar efeitos colaterais, como dor de cabeça, diarreia e náusea. Além disso, o uso prolongado de IBPs pode estar associado a um aumento do risco de infecções gastrointestinais e fraturas ósseas.

Em casos mais graves, como úlceras gástricas complicadas ou doença do refluxo gastroesofágico refratária ao tratamento convencional, pode ser necessária a realização de procedimentos cirúrgicos para correção da condição.

Em resumo, os fármacos para o tratamento de alterações causadas por ácidos são importantes aliados no combate a sintomas como azia, refluxo gastroesofágico e úlceras gástricas. No entanto, é fundamental que seu uso seja feito com cautela e sob orientação médica para evitar possíveis complicações.

Remédios por código ATC A02 FÁRMACOS PARA O TRATAMENTO DE ALTERAÇÕES CAUSADAS POR ÁCIDOS

Nenhum remédio encontrado.