Bula do profissional da saúde - NEXCARE 3M DO BRASIL LTDA
3M
Cada ml contém 1. 30 mg de cloreto de benza lcôni o e 2 5 m g de cloridrato de li doc aína.
O 3M Nexcare A ntisséptico é ind icado para uso tó pico para t ratar feriment o. P ossui ação bacteric ida aos mic ro rganismos gram-positivos e ação anestésic a.
2. resultados de eficácia
De acordo com Martin et all.1, o cloreto de benzalcônio atua de maneira rápid a como um agent e catiô nico de a ti vid ade superfi cia l (surf actant e) nã o irri tant e úti l p ar a to dos os propósit os como agente ant issép tico local par a aplicação na pel e, tecid os , m uc osa s e m embranas.
Conforme Martindale2, o cloreto de benzalcônio possui ati vidad e bacte rici da para bact éria s Gr am pos iti va e Gram nega tivas. C omo carac terísti ca dos des infet antes à base de quaternário de amônio, ele não é efetivo contra bactéri as fo rmadoras de esporos, “acid fast bactér ia”, víru s e fu ngo s.
A lidocaína é um anest ésico local do tipo amida e é util izada por inj eção ou a plicação tópica em muco sa s. A presenta rápid o início de ação e difunde-se prontament e pelos teci dos vizinhos. A lidocaína é um anestésico de superfície3.
3. características farmacológicas
Farmacodinâmica: O Cloreto de Benzalcônio é um sal d e amônio qua ternár io de a môn io, é um tenso ativo catiô nico n ão i rri ta nt e e é uti lizado co mo agen te co ntr a bactér ias gram-positivas e alguns fungos, que pode atuar de 4 modos diferentes:
1) Provocando a desnaturação da pr oteína ou causando diss oc iação da enzi ma do grupo prostético;
2) Alterando a permeabilidade das células das bactérias e leveduras;
3) Estimulando a reação de glicólise
4) Inibindo a oxidação do lactato.
O Cloridrato de Lidocaína é um anestésico local tipo amid a e é uti liza do po r i njeção ou aplicação tóp ica em mucosas. Apr esenta r ápido iní ci o de ação e d ifunde-se sobre os tecidos vizinhos sendo um anestésico de superfície. De acordo com Martindale1, o cloridrat o de l idocaína inter fere na ini ciação e transmissão d o impuls o ao nervo, consequentemente el e ini be a des polarizaçã o do nervo da membran a e a pr opagação do im pulso. Exi ste tamb ém a interf erência dos íon s de sódio e potássio e com o conseqüência o potencial elétrico necessário para propagar a descarga não ocorre.
Farmacocinética: O 3M N excare A ntis séptic o é um medicam ento p ara uso t ópi co in dicado para l im pa r o ferim ento e alivi ar a dor. De acordo co m Si lva, Penildon4 quando administramos um produto de na pele estamos p ro cu rand o um efei to local, portanto, nas suas condições de normal de uso, não é esp erado que o p rod uto sofra biotransformação e distribuição.
4. contra-indicações
O produto é contra indicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, na gravidez e lactação. Al ém di sso, o produto não deve ser aplicado nos olhos e mucosas.
O An tisséptico não dev e ser apl icado repetid am ente à pele c aso qualquer hipersensi bili dade ao p rod uto se m anife ste. Nest e caso, descontinue o uso.
5. advertências e precauções
Medicamento p ara uso exte rno. E vit e conta to com os olh os e mu cosas. E m caso de cont ato com o s olhos ou mucosas, lave imediatamente o local com água em abund ância.
Persistindo algum sinal/ sintom a, consulte um médi co. E m caso d e irr itação , desconti nue o u so. Man ter lo nge d o alcance d as cri anças. Em caso de eme rgência m édica, li gar para CEATOX do Hospital das Clínicas: fone 08000148110.
6. interações medicamentosas
Não se deve usar clore to de ben zalcôni o com sabões (d et ergentes em ger al) e o utr os surf actantes ani ôni cos, citr ato s, i odat os, nitratos, perma nganatos, salicilatos, sais de prata, tar tarat os, sulfa to de z inco e sais alcali nos. Pod e acontecer também incomp atibilidade com mi stur as comer ciais de bo rracha, substâ nc ias t ais como alumínio, fluoresceína de sódio , peróxido de hidrogênio, caulim, lan olina e sulfon am idas. A mist ura d e clore to de b enzalcôni o com os co mp onentes acima por prejudicar a capacidade de destruir as bactérias.
„Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.“
7. cuidados de armazenamento do medicamento
Manter em local seco, arejado, fresco e longe de luz. O pr azo de validade d o pr odut o é d e 24 mese s após a data de fab ricação.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico
ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo TODO MEDICAMENTODEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Características físicas: solução líquida na forma de spray.
8. posologia e modo de usar
O 3M Nexcare Antisséptico é indicado para uso externo tópico.
Modo de Usar: Limpar o f erim ent o com água e sabão. Enxaguar o ferimento co m água e m abundânc ia, garantin do qu e to do o sabão seja ret irado da pele. Segure o frasco com a válvula para cima, mantendo uma distância de 5 a 10 cm do l oca l f erido. Pressione a vál vul a de 2 a 3 vezes. Apli car o produt o d e 3 a 4 vezes a o di a.
O produto nã o deve ser aplica do nos olhos e mu co sa. Veja i tem 9 p ara in for mações so br e risco de us o por via de admi nis tração não recomendada.
„Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico.“
9. reações adversas
Em caso de contato com os olhos pode causar irritação leve dos olhos (sin ais/si ntomas po dem incl uir vermelhi dão, i nchaço, d or e l acrimação).
Em caso de contato com a pele o medi camento pode ser absorvido pe la pele e cau sar efei tos no s órgãos a lvo. N ão se espera que o contato com a pele durante o uso deste produto resulte em irritação significativa.
Em caso de inalação o medicamen to pode ser absorvid o por inal ação e causar efeitos n os órgãos a lvo.
Em caso de ingestão p ode causar irrit ação gast rin testin al (s inais e si ntomas podem incl uir dor abd omi na l, indisp osi ção est omacal, náusea, vômito e diarréia). Pod e ser absorvido após ingestão e causar efeitos nos órgãos alvo.
In fo rmações t oxicológicas adici onai s: Pode causar a depressão do Sistema N ervoso Centr al ( SNC) : s inais/sint om as p od em in cluir do r de cabeça, t onturas, sonolên cia, falta de coordenação, redução do t empo de reação, pronúnc ia indi stint a, vertigens e inconsciência.
A exposição pr olongada ou rep etida po de causar efe itos cardíac os : sinais/sintomas podem incluir bati mento cardíaco irregul ar (arr itm ia), a lteraçõ es na pulsação cardíaca, dano no músculo cardíaco, ataque cardíaco e, pode ser fatal.
Atenção: este produt o é um med icamento que possui r egistro de nov a associação no país e, e mbora as pesquisa s ten ham indicad o efi cácia e seg uran ça aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corre tamente, podem oco rrer eventos adverso s im previsíve is o u des con hec idos. N esse caso, notifique os event os ad versos pelo
Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVIS A, disponível em., ou par a a Vigilância Sanitária E stadual ou Municipal.
10. superdose
10. superdoseA exposição pr olongada ou rep etida po de causar: Ef eitos cardíac os : Sin ai s e sinto mas p odem inclui r batime nto cardíac o irregu lar (ar rit mia), alter ações na pulsação cardíaca, dano no músculo cardíaco, ataque cardíaco e, pode ser fatal.
Em caso de emergência m édica, li gar para o CEA TO X do Ho spital das C línicas, fone: 0800 148110.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.
11. BIBLIOGRAFIA
1- MARTIN et all. Remin gton’ s Pharmaceutical Sciences, 13 ed. Mack Pu blishing C ompany: Pens ilvânia, 1965, pg 1229.
2- Marti ndale, The Extra P harm acop oeia, 27 ed Londo n: The Pharmaceu tical Press. Abril,
1978, pg 505 e 859.
3– Diário Oficial da União, 12/12/1991. Monografia – MS-016/91 – Cloridr ato d e Li docaína – Uso Tópico.
4– SILVA, Penildon. Farmacologia, 5 ed. Guanabara Koogan, 1998, pg. 7.
12. DIZERES LEGAIS
MS: 1.0207.0085
Farmacêutica Responsável: Káren A. S. Cumpri CRF-SP 24243
Fabricado por: Laboratório Tayuyna Ltda.
Av. Ampélio Gazzeta, 889
Pq. Ind. Fritz Berzin Nova Odessa – SP
CNPJ 60.879.848/0001–64
Indústria Brasileira
Registrado / Comercializado por: