Para que serve remédio Abrir menu principal

FORTEN CHIESI FARMACÊUTICA LTDA - bula do profissional da saúde

Dostupné balení:

Bula do profissional da saúde - FORTEN CHIESI FARMACÊUTICA LTDA

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
Forten®

poliaminoácido com vitamina

APRESENTAÇÕES

Solução e pó para preparação de uso oral.

Embalagem com 10 e 20 frascos de 10 mL para preparação antes do uso.

USO ORAL

cloridrato de hidroxocobalamina (equivalente a 48,7 mcg de hidroxocobala­mina)........­......... 50 mcg

Excipientes: sorbitol, benzoato de sódio, essência de laranja, manitol e água purificada.

INFORMAÇÕES AO PROFISSIONAL DA SAÚDE

Forten® é indicado para cansaço físico e mental (astenia).

2. resultados de eficácia

Em um estudo realizado com um grupo de 30 alunos, todos mostrando o mesmo nível de quocientes de inteligência (QI) e todos na mesma classe diferencial, 15 indivíduos foram tratados com uma associação de aminoácidos essenciais e hidroxocobalamina (Forten®) por um mês e 15 foram utilizados como controle. Os efeitos sobre a memória e atenção foram avaliados. Em todos os casos tratados, houve melhora subjetiva da saúde geral e humor. Os resultados sobre o sistema nervoso

Tel.: +55 11 3095 2300

central podem ser considerados interessantes levando-se em conta o curto período de tratamento e o padrão do experimento (grupo controle).1

Em outro estudo realizado em pacientes idosos acima de 65 anos, o produto, em uma posologia de duas vezes ao dia, foi administrado em 35 pacientes acometidos de diversas patologias e que se queixavam de astenia física, torpor mental e piora do tônus muscular e do humor. Ao final de um período mínimo de um mês de tratamento, a maioria dos pacientes (n=23) apresentaram resultados ótimos e bons em relação à melhora da astenia e do humor. Em relação ao torpor e tônus muscular, 38% e 41% dos pacientes apresentaram melhora desses parâmetros, respectivamente.2

Com o objetivo de estudar a ação do produto no esporte, os autores avaliaram a associação de aminoácidos e vitamina B12 em 15 atletas jovens em avançada fase de empenho agonístico. O produto foi administrado em duas tomadas diárias, durante 30 dias. Ao final da avaliação, os autores referem que o produto, além de ser bem tolerado, proporcionou melhora da cinestesia (senso-percepção dos movimentos corporais e musculares, e em relação ao ambiente à sua volta), restabelecimento do equilíbrio neuropsíquico, demonstrado pela eliminação da insônia frequente antes e após o exercício agonístico, além de melhorar as câimbras, estiramento e distensão muscular e melhorar, acentuadamente, o condicionamento físico.3

O produto foi também avaliado na população pediátrica. Um total de 26 crianças com alteração do quociente de inteligência e com idade entre 7 e 13 anos, receberam Forten® na posologia de um flaconete, duas vezes ao dia. O objetivo foi de verificar se, junto às técnicas ortopsicopeda­gógicas, a ocorrência de melhoras clínicas comportamentais. Ao final do tratamento, ocorreu melhora da capacidade de aprendizado e da socialização dessas crianças.4

Adicionalmente, também foi realizado um estudo duplo cego contra placebo em um grupo de 50 crianças (28 meninas e 22 meninos) com transtornos de personalidade ou baixo quociente de inteligência, com idade entre 4 e 8 anos. Os indivíduos tomados em consideração apresentavam perfil desarmônico com notas de ansiedade e de inibição muito frequentemente atribuíveis a situações familiares de tipo conflitual. A um grupo foi administrado a associação de poliaminoácidos + vitamina B12 e, ao outro, placebo em preparações indistinguíveis em uma dose de 2 frascos/dia por via oral depois das refeições, por 60 dias consecutivos. As crianças foram examinadas do ponto de vista médico geral, neurológico e psicológico; foram submetidas a investigações psicodiagnósticas no início do experimento e ao final dele para determinar sinais de melhoria com relação à memória e atenção. A droga em estudo mostrou-se eficaz na concretização de uma melhora das capacidades mentais analisadas que foram superiores às encontradas no grupo de controle.5

Referências Bibliográficas:

Tel.: +55 11 3095 2300

1. Bieber G et al. Resultati preliminary di un trattamento farmacologico di un gruppo di insufficienti mentali in età scolare. Minerva Med. 1969; 60 (43):2151–63.

2. Boganelli I, Mannucci C. Risultati della somministrazione orale di un composto di aminoacidi con idrossocobalamina in una serie di soggetti anziani. Clin Ter. 1968; 46(5):465–9.

3. Saitta G, di Blast I, Galli F, La Fauci MA. Arginina, aminoacidi fosforilati e vitamin B12 nella prevenzione della fatica neuromuscolare. Medicina dello Sport. 1967; 20:172–180.

4. Fontana A. Primi risultati sull’azione psicoenergizzante di un cocktail poliaminoacido – HO – cobalamina in un grupo di soggetti insufficienti mentali di uma scuola speciale autonoma. Igiène Mentale. 1967; 11: 531–546.

5. Bonati, E.; Olivani, P. Risultati preliminari sull’impiego, nell’eta’ pediátrica, di un fármaco ad azione psicotropa. Archivio di Med. In. 1974; 26(2):39–49.

3. características farmacológicas

Forten® trata-se de um poliaminoácido associado à vitamina B12 e as ações isoladas de seus respectivos ativos, amplamente estudados e utilizados na prática médica, geram a essência de sua ação farmacológica. A seguir seguem as principais ações de cada um de seus aminoácidos e da vitamina B12.

Glutamina:

A glutamina é o aminoácido mais abundante nos seres humanos e possui muitas funções no organismo. É o principal transportador de nitrogênio na forma amino entre as células e uma fonte de energia importante para a rápida multiplicação celular, como por exemplo, nas células do sistema imunológico e gastrointestinal. Outra importante função é que durante situações de stress, exercícios físicos extenuantes e convalescência, ocorrem grandes mudanças no fluxo de glutamina. A suplementação desse aminoácido melhora esses parâmetros.

Arginina:

A arginina é um aminoácido semiessencial que é requerido durante os períodos de crescimento, estresse severo e lesões. A administração oral de arginina tem sido relacionada com a melhora do desempenho físico por provável diminuição da fadiga muscular. Esse efeito seria associado à vasodilatação promovida pelo óxido nítrico, resultando no aumento da perfusão muscular, e pela diminuição do consumo de glicose pelos músculos esqueléticos em atividade. Por outro lado, a suplementação de arginina pode também estar associada à melhora da força contráctil através de uma maior síntese de proteínas musculares em períodos de administração mais prolongados quando realizada concomitantemente a um programa de exercícios.

Tel.: +55 11 3095 2300

Várias publicações referem que doses dietéticas até 6 g ao dia são eficazes e seguras.

Triptofano:

O triptofano é um aminoácido aromático essencial, tanto para homens como animais. Sua essencialidade não se restringe apenas à sua contribuição no crescimento normal e síntese proteica, mas também na regulação de importantes mecanismos fisiológicos. Entre suas diversas funções temos: precursor do neurotransmissor serotonina (5-hidroxitriptamina: 5-HT), e sua influência no sono, comportamento, fadiga, ingestão alimentar entre outras. Além disto, o triptofano é precursor da vitamina B3 (niacina) e é um dos aminoácidos que estimula a secreção de insulina e hormônio do crescimento.

Hidroxocobalamina (Vitamina B12):

A vitamina B12 é hidrossolúvel e não é sintetizada pelo organismo humano, sendo encontrada em alimentos de origem animal. Sua deficiência é muito frequente entre idosos, vegetarianos e indivíduos que adotam baixa dieta protéica ou apresentam problemas de absorção gastrintestinal. Atua no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas (participa da síntese de aminoácidos). Atua na formação do ácido nucléico e, portanto, é imprescindível para o funcionamento de todas as células.

Dexfosfosserina (fosfoserina) e fosfato de levotreonina (fosfotreonina):

A dexfosfosserina (fosfoserina) e fosfato de levotreonina (fosfotreonina) melhoram a transmissão dos impulsos nervosos. Ambos apresentaram bons resultados em casos de sobrecarga intelectual e fadiga mental. As duas substâncias favorecem a síntese do ATP, apresentando importante função energética para as células. (10)

O sorbitol é uma substância adoçante natural e que se transforma em frutose após a absorção pelo trato gastrintestinal. O sorbitol aumenta a absorção da vitamina B12 pela mucosa intestinal e, assim como os demais glicídios, favorece a utilização nitrogenada. Não está contraindicado para os diabéticos.

Devido a estas características, Forten® atua como um tônico energizante para auxiliar no tratamento da astenia. Além disso, como melhora a oferta de energia para célula, também pode ser ingerido antes da atividade física.

Geralmente, o efeito do medicamento é observado após o uso contínuo do produto por 15 a 20 dias.

4. contraindicações

Tel.: +55 11 3095 2300

Este medicamento é contraindicado para pacientes com histórico de reação alérgica aos componentes da fórmula e com intolerância à frutose.

5. advertências e precauções

Este medicamento deve ser administrado com cautela em pacientes com cirrose hepática, uremia ou insuficiência hepática e renal. Um dos componentes, a arginina, tem grande quantidade de nitrogênio metabolizável e os efeitos temporários da alta carga de nitrogênio nos rins devem ser avaliados antes da administração.

Usar com cautela em pacientes com histórico de ataque cardíaco e pacientes pediátricos. A superdose de arginina em pacientes pediátricos pode causar risco de acidose metabólica hiperclorêmica, edema cerebral ou morte.

A arginina pode favorecer o surgimento de herpes simples, especialmente se os níveis de lisina estiverem baixos.

O componente triptofano tem sido associado com síndrome de eosinofilia-mialgia, portanto é recomendado cuidado ao administrar este produto em pacientes com todos ou somente alguns dos sintomas desta síndrome.

O metabolismo anormal do triptofano pode ocorrer em pacientes com deficiência em piridoxina; nesse caso o triptofano deve ser administrado com suplementos de piridoxina.

Forten® contém 5,0 g de sorbitol por frasco. Se o paciente tiver intolerância à frutose, não deve usar este medicamento. Forten® pode causar leve efeito laxativo.

Forten® somente deve ser administrado a pacientes pediátricos menores de 2 anos de idade sob prescrição médica.

As evidências disponíveis são inconclusivas ou inadequadas para determinar o risco ao recém-nascido quando o medicamento é usado durante a amamentação. É importante avaliar os potenciais benefícios em relação aos riscos antes de prescrever o medicamento durante o período de amamentação.

Categoria B. Descrição: os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.

Tel.: +55 11 3095 2300

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

6. interações medicamentosas

Embora o triptofano seja administrado em pacientes em tratamento com inibidores da MAO, para uma melhor eficácia clínica, deve-se observar que ele pode potencializar os efeitos adversos desses medicamentos.

O uso de triptofano com medicamentos que inibem a recaptação de serotonina pode exacerbar os efeitos adversos destes e desencadear a síndrome de serotonina.

Foi relatada sensibilidade cruzada entre cianocobalamina e hidroxocobalamina.

O uso concomitante de arginina e diuréticos poupadores de potássio pode resultar em hiperpotassemia.

7. cuidados de armazenamento do medicamento

Antes da dispensação (quando o medicamento ainda está na farmácia) : Conservar o medicamento Forten ® sob refrigeração (entre 2°C e 8°C).

Após a dispensação (após o paciente adquirir o medicamento na farmácia): Conservar o medicamento Forten ® em temperatura ambiente (15°C a 30°C), por no máximo 30 dias.

O prazo de validade é de 24 meses, a contar a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após preparo, utilizar imediatamente.

Após conservação em temperatura ambiente, utilizar em 30 dias. Na caixa do medicamento, há uma espaço para anotar a data de validade do medicamento após a conservação em temperatura ambiente.

O medicamento Forten® , antes de sua mistura, possui duas formas separadas, um pó e um líquido. O líquido trata-se de uma solução incolor, com cheiro e sabor adocicados. O pó tem a coloração rósea e cheiro e sabor caracteristicamente doces. Após a mistura, geram uma solução de cor avermelhada e de sabor doce.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Tel.: +55 11 3095 2300

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

8. posologia e modo de usar

Instruções para o preparo da solução

1. Desprender a lingueta da tampa de proteção, pressionando lateralmente com auxílio do seu dedo polegar;

3. Tirar a tampa que estará, então, totalmente solta;

5. Agitar vigorosamente;

2. Puxar a lingueta que se encontra parcialmente desprendida até removê-la totalmente;

4. Forçar para baixo o botão vermelho até romper a subtampa e fazer descer, no líquido, o pó contido na mesma;

6. Retirar a subtampa ();

7. Beber a solução obtida pura ou misturada com água ou outros líquidos.

() Obs.: é possível que no processo de perfuração uma pequena quantidade de pó permaneça na subtampa. Se isto ocorrer:

Tel.: +55 11 3095 2300

Com a subtampa na mão, pressionar a parte inferior do botão vermelho na boca do frasco, fazendo com que o botão se levante,

retornando a posição inicial (aquela anterior ao procedimento do item 4);

Recolocar a subtampa no frasco, com o botão vermelho levantado,

garantindo que a subtampa esteja totalmente

encaixada no frasco;

Agitar, mantendo o frasco na posição indicada na figura, sem pressionar o botão vermelho;

Pressionar novamente o botão vermelho para baixo;

Agitar novamente;

Seguir para os passos 6 e 7.

Posologia

Adultos: 1 ou 2 frascos por via oral, a cada 24 horas, de preferência em jejum, por 2 a 3 semanas.

Crianças acima de 2 anos: 1 frasco por via oral, a cada 24 horas, de preferência em jejum, por 2 a 3 semanas.

O limite máximo diário recomendado para adultos é de 2 frascos e para crianças é de 1 frasco de Forten®.

Forten® somente deve ser administrado a pacientes pediátricos menores de 2 anos de idade sob prescrição médica.

9. reações adversas

Não são conhecidas, até o momento, reações adversas ao uso do produto.

Em caso de eventos adversos, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no Portal da ANVISA.

10. superdose

Não foram registrados sintomas de superdose até o momento.

Tel.: +55 11 3095 2300

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS:

Reg. M.S.: 1.0058.0014

Farm. Resp.: Dra. C. M. H. Nakazaki

CRF-SP n° 12.448

CHIESI Farmacêutica Ltda.

Uma empresa do Grupo Chiesi Farmaceutici S.p.A.

Rua Dr. Giacomo Chiesi n° 151 – Estrada dos Romeiros km 39,2 – Santana de Parnaíba – SP

CNPJ n° 61.363.032/0001–46 – ® Marca Registrada – Indústria Brasileira

SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor): 0800–1104525