Para que serve remédio Abrir menu principal

CAMOMILINA C THERASKIN FARMACEUTICA LTDA. - bula do profissional da saúde

Dostupné balení:

Bula do profissional da saúde - CAMOMILINA C THERASKIN FARMACEUTICA LTDA.

CAMOMILINA® C
TIieraSI<ín
Harmonia na peleHarmonia na pele

CAMOMILINA® C

Matricaria chamomilla L. 25mg, Glycyrrhiza glabra L. 5mg, ácido ascórbico (vitamina C) 25mg, colecalciferol (vitamina D3) 150UI.

Medicamento registrado com base no uso tradicional, não sendo recomendado seu uso por período prolongado. Uso Pediátrico

Acima de 4 Meses

Uso Bucal

Apresentação: caixa com 20 cápsulas

Composição:

Cada cápsula de Camomilina® C contém:

COMPOSIÇÃO

COMPONENTES

QUANTIDADE POR CÁPSULA

colecalciferol (vitamina D3)

150 U.I

ácido ascórbico (vitamina C)

25 mg

Matricaria chamomilla L.

(equivalente a 50,00 mcg/cápsula de apigenina 7-glicosídeo)

25 mg

Glycyrrhiza glabra L. (equivalente a 47,50 mcg/cápsula de ácido glicirrízico)

5 mg

Excipientes: fosfato de cálcio tribásico, amido, lactose monoidratada e povidona.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

1. INDICAÇÕES

Camomilina® C é indicada como medicamento auxiliar para o alívio dos sinais e sintomas associados com a primeira dentição.

2. resultados de eficácia

Camomila

A camomila é uma das mais importantes ervas medicinais. Existe uma variedade de espécies de camomila, porém duas espécies são as mais utilizadas, a camomila romana (Chamaemelum nobile) e a camomila alemã (Matricaria chamomilla, Matricaria recutita ou Chamomilla recutita). Ambas tem sido utilizadas para o tratamento de várias condições, incluindo inflamações na boca e gengiva e desconforto durante a erupção da dentição primária Seu amplo uso é facilmente justificado por suas propriedades terapêuticas já descritas, tais como ação anti-inflamatória, antialérgica, antioxidante, analgésica, ansiolítica, antisséptica e sedativa. Embora os mecanismos de ação da camomila ainda não estejam bem descritos na literatura, já existem alguns dados sobre uma possível inibição seletiva da enzima ciclo-oxigenase (COX-2), que estaria relacionada à sua ação anti-inflamatória, antialérgica e antioxidante, tendo em vista que a COX-2, quando ativada, produz mediadores inflamatórios tais como a prostaglandina E2 (PGE2). Esse efeito anti-inflamatório encontra ainda justificativa no fato da camomila ser a maior fonte natural de apigenina, uma flavona que age sobre a produção de citocinas presentes na resposta inflamatória. Evidências levantadas em pesquisas pré-clínicas defendem ainda que a camomila teria efeito sobre o sistema gabaérgico, pela apigenina ser um receptor benzodiazepínico ligante que age como um inibidor da ansiedade e da dor. Em outro estudo pré-clínico foi demonstrado que o a-bisabolol reduz a excitabilidade neuronal de forma dose-dependente.

Os efeitos descritos na literatura sobre a camomila também se evidenciam com seu uso tópico. Um estudo realizado com camundongos diabéticos mostrou que o uso tópico de extrato de camomila otimizou a cicatrização de úlceras orais traumáticas através da redução da apoptose epitelial e da expressão de TNF-alfa.1 Outro estudo em camundongos com úlceras orais evidenciou a melhora significativa da reepitelização e da formação de fibras colágenas no grupo tratado topicamente com um unguento contendo extrato de Chamomilla recutita.2 Um estudo realizado em hamsters com mucosite induzida pela injeção de 5-fluoruracil evidenciou que o grupo tratado topicamente com extrato de Chamomilla recutita apresentou níveis significativamente mais leves de mucosite do que o grupo tratado com corticosteróide tópico.3 Um estudo clínico realizado em pacientes com flebite induzida por infusão periférica de quimioterapia antineoplásica evidenciou que a aplicação de compressas com infuso de Chamomilla recutita no local da flebite levou a um tempo de regressão da flebite significativamente menor do que o grupo de pacientes do grupo controle.4

Alcaçuz

O alcaçuz também é uma das mais antigas e populares ervas medicinais conhecidas no mundo, estando presente na maioria das prescrições da Medicina Tradicional Chinesa. É derivado das raízes e rizomas secos de Glycyrrhiza spp., e já possui diversos metabólitos secundários com atividades biológicas descritas em revisões da literatura, entre elas propriedades anti-inflamatórias e imunorregulatórias. Os sintomas relacionados à erupção da dentição primária parecem se beneficiar desses efeitos por, em tese, possuírem uma natureza inflamatória. Não se pode afirmar com precisão que os mecanismos de ação anti-inflamatórios e imunorreguladores do alcaçuz estejam completamente esclarecidos. A glicirrizina (ou ácido glicirrizínico) é a principal saponina triterpênica encontrada no alcaçuz. Em um estudo clínico duplo-cego randomizado realizado com pacientes com úlceras orais recorrentes comparou-se o efeito no tamanho das úlceras orais e na dor causada pelas mesmas entre grupos utilizado adesivos orais contendo extrato de alcaçuz e adesivo oral sem ativos (placebo). Mostrou-se que o grupo tratado topicamente com extrato de alcaçuz apresentou um tamanho menor das úlceras orais e menores índices de dor local.5 Outro estudo clínico avaliou o efeito do gargarejo com uma solução aquosa contendo extrato de alcaçuz na prevenção da dor de garganta pós intubação orotraqueal pós operatória comparada com placebo, realizada 5 minutos antes da anestesia para o procedimento cirúrgico. O grupo tratado topicamente com extrato de alcaçuz apresentou menores índices de incidência e gravidade da dor de garganta pós-operatória no repouso e pós- deglutição, assim como menor incidência de tosse pós-extubação.6

Vitamina C

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é uma vitamina solúvel em água que está presente nos alimentos de forma natural ou por adição, e também está disponível comercialmente na forma de suplemento alimentar. O sistema imune é um grande beneficiado da função antioxidante do ácido ascórbico, por ser particularmente sensível aos danos causados por radicais livres. O ascorbato, forma ionizada da vitamina C, já demonstrou ser capaz de prevenir danos teciduais induzidos pela atividade oxidativa do processo fagocitário em sítios de inflamação, e também por modular a produção de citocinas e prostaglandinas.

O uso tópico de vitamina C apresenta de longa data conhecidos efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e de estímulo de produção de colágeno. Um estudo publicado sobre o efeito do uso tópico de vitamina C em feridas cutâneas de ratos mostrou que o ácido ascórbico atuou em todas as etapas da cicatrização, diminuindo o número de macrófagos, aumentando a proliferação dos fibroblastos e neovasos, e favorecendo a deposição de fibras colágenas. Com isso, o uso da vitamina C tópica mostrou ter efeito antiinflamatório e cicatrizante, promovendo ambiente e condições favoráveis para a reparação tecidual, o que abreviou o tempo da cicatrização.7

No campo da saúde bucal, um estudo realizado com células de ligamentos periodontal submetidas a estresse oxidativo evidenciou que a vitalidade das mesmas era reduzida por indução de apoptose celular. Quando tratadas com vitamina C, ocorria a redução do efeito pró-apoptótico, com manutenção da vitalidade celular.8 Um estudo clínico multicêntrico, randomizado, controlado com 300 indivíduos com gengivite avaliou o benefício do uso de um dentifrício contendo um derivado da vitamina C em sua formulação com um dentifrício controle. Ao final do estudo, o grupo dos indivíduos que utilizaram diariamente o dentifrício com vitamina C apresentaram um grau de enantema gengival menor que o grupo controle e uma redução no enantema referente ao início do estudo, assim como níveis mais elevados de antioxidantes na saliva.9

Referências Bibliográficas:

1. Oliveira BV, Barros Silva PG, Nojosa JS et al. TNF-alpha expression, evaluation of collagen, and TUNEL of Matricaria recutita L. extract and triamcinolone on oral ulcer in diabetic rats. J. Appl. Oral Sci. 2016;24(3):278–90.

2. Duarte CM, Quirino MR, Patrocínio MC, Anbinder AL. Effects of Chamomilla recutita (L.) on oral wound healing in rats. Med Oral Patol Oral Cir Bucal. 2011 Sep 1;16 (6):e716–21.

3. Pavesi VS, Lopez TCC, Martins MAT et al. Healing action of topical chamomile on 5-fluouracil induced oral mucositis in hamster. Supp. Care Cancer. 2011;19:639–46.

4. Reis PED, Carvalho EC, Bueno PCP, Bastos JK. Aplicação clínica da Chamomilla recutita em flebites: estudo de curva dose-resposta. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. jan-fev 2011 [acesso em: 17 Abr. 2017];19(1):[08 telas]. Disponível em:.

5. Martin MD, Sherman J, van der Ven P, Burgess J. A controlled trial of a dissolving oral patch concerning glycyrrhiza (licorice) herbal exctract for the treatment of aphthous ulcers. Gen Dent. 2008 Mar-Apr;56(2):206–10; quiz 211–2, 224.

6. Agarwal A, Gupta D, Yadav G, et al. An evaluation of the efficacy of licorice gargle for attenuating postoperative sore throat: a prospective, randomized, single-blind study. Anesth. Analg. 2009 Jul; 109(1):77–81.

7. Lima CC, Pereira APC, Silva JRF, et al. Ascorbic acid for the healing of skin wounds in rats. Braz. J. Biol. 2009; 69(4):1195–201.

8. Wu W, Yang N, Feng X, et al. Effect of vitamin C administration on hydrogen peroxide-induced cytotoxicity in periodontal ligament cells. Mol. Med. Rep. 2015; 11: 242–248.

Shimabukuro Y, Nakayama Y, Ogata Y et al. Effects of an Ascorbic Acid-Derivative Dentifrice in Patients With Gingivitis: A Double-Masked, Randomized, Controlled Clinical Trial. J Periodontol 2015;86:27–35.

3. características farmacológicas

A associação dos componentes de Camomilina® C faz com que ela apresente uma ação de alívio na fase da primeira dentição. A camomila tem sido utilizada para o tratamento de várias condições, incluindo inflamações na boca e gengiva e desconforto durante a erupção da dentição primária. Seu amplo uso é facilmente justificado por suas propriedades terapêuticas já descritas, tais como ação anti-inflamatória, antioxidante, analgésica e antisséptica.

O alcaçuz possui propriedade anti-inflamatória suave.

A vitamina C está envolvida na biossíntese e secreção do colágeno e apresenta ação anti-inflamatória e antioxidante.

4. contraindicações

Camomilina® C está contraindicada nos casos de hipersensibilidade a um ou mais componentes da fórmula. Este produto está contraindicado em caso de hipersensibilidade a espécies vegetais da família Asteraceae. Crianças que apresentam febre, irritação intensa, alterações gengivais importantes e problemas digestivos durante o processo da primeira dentição devem procurar um médico, pois estes sintomas podem estar relacionados a algum processo infeccioso/in­flamatório que não seja a dentição. Também é contraindicado na hipercalcemia, hipercalciúria, cálculo renal, hiperparatire­oidismo primário, superdosagem prévia de vitamina D, mieloma e metástase óssea.

5. advertências e precauções

Crianças que apresentam febre ou problemas digestivos durante o processo da primeira dentição devem procurar um médico, pois estes sintomas não estão necessariamente relacionados ao processo de dentição. Esse produto é de uso bucal.

6. interações medicamentosas

Não há relato de interações com alimentos ou medicamentos até o momento.

7. cuidados de armazenamento do medicamento

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Camomilina® C tem validade de 24 meses contados a partir da data de fabricação.

Conservar em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C). Proteger da umidade.

Camomilina® C é apresentada em cápsulas, cujo conteúdo é um granulado de cor branca levemente amarelada, com odor e sabor característicos.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

8. posologia e modo de usar

Camomilina® C é indicada somente para o USO BUCAL para crianças na fase de primeira dentição.

Administrar 1 cápsula a cada aplicação, duas vezes ao dia ou a critério médico.

A cápsula não deve ser ingerida. Ela deve ser aberta cuidadosamente e o seu conteúdo deve ser administrado diretamente na área afetada da gengiva.

Massagens no local podem ser realizadas para facilitar a aplicação, com o auxílio dos dedos previamente limpos. A dose máxima diária de Camomilina® C é de 4 cápsulas.

A duração do tratamento será até a primeira dentição completa do bebê.

Se uma dose de Camomilina® C for esquecida, esperar até o horário de ministrar a próxima dose.

Figura 2

Gire a tampa de forma a abrir a cápsula.

Figura 1

Posicione a cápsula de modo que a parte azul "tampa” fique para cima.

Figura 3

Aplique no local afetado com o auxilio do dedo previamente limpo.

9. reações adversas

Muito raras (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).

Raríssimos efeitos adversos foram relatados com o uso correto do medicamento. Muito raramente podem ocorrer: vômitos, constipação intestinal, diarreia e hipersensibilidade.

Em casos de eventos adversos, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no Portal da Anvisa.

10. superdose

A superdosagem leva à hipercalciúria e hipercalcemia com os seguintes sintomas: náusea, vômito, sede, polidipsia, poliúria, desidratação, constipação.

A superdose crônica resulta em hipercalcemia e pode causar calcificação vascular e orgânica.

Devido ao uso exclusivamente oral tópico e às baixas dosagens dos componentes ativos, não existem até o momento relatos de sintomas relacionados a superdose com manifestações clínicas.

Caso Camomilina® C seja utilizada na dose indicada, não há risco de superdosagem. Entretanto, na ingestão acidental excessiva, medidas de suporte como: pulso, pressão arterial, atividade cardíaca e respiratória, devem ser adotadas. Se houver conhecimento imediato da ingestão, provocar vômitos ou realizar lavagem gástrica. A ingestão de óleo mineral pode acelerar a eliminação fecal.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS

Esta bula foi aprovada pela ANVISA em 17/11/2020. Farmacêutica Responsável:

Dra. Rosa Maria Scavarelli CRF – SP n° 6015 MS 1.0191.0061.004–4

THERASKIN FARMACÊUTICA LTDA.

Marg. Direita da Via Anchieta Km 13,5 São Bernardo do Campo – SP

CEP.: 09696–005

CNPJ 61.517.397/0001–88

Indústria Brasileira

RECICLÁVEL

CENTRO DE

J K0V ■ ORIENTAÇÃO | THERASKIN

0800 0190660

VPS2

Histórico de Alteração para a Bula

Dados da submissão eletrônica

Dados da petição/notificação que altera bula

Dados das alterações de bulas

Data do expediente

N° expediente

Assunto

Data do expediente

N° do expediente

Assunto

Data de aprovação

Itens de bula

Versões (VP/VPS)

Apresentações relacionadas

17/11/2020

Gerado no momento do peticionamento

10454 -ESPECÍFICO -Notificação de Alteração de Texto de Bula – publicação no Bulário RDC 60/12

Na bula do Profissional da saúde:

– 9. Reações Adversas:

Adequação da frase de eventos adversos, conforme RDC 406/20

VP2/VPS2

25MG +5MG + 25MG + 150UI CAP GEL DURA CT BL AL PLAS INC X 20

12/07/2017

1431583/17–1

10454 -ESPECÍFICO -Notificação de Alteração de Texto de Bula – publicação no Bulário RDC 60/12

21/12/2015

1114445/15–9

1582-ESPECÍFICO -Renovação de Registro de Medicamento

19/06/2017

– Adequação da descrição dos ativos, sendo para os insumos ativos vegetais = equivalência em marcadores.

– Inclusão da frase: Medicamento registrado com base no uso tradicional, não sendo recomendado seu uso por período prolongado ■

– Adequação da via de administração, de “USO ORAL” para “USO BUCAL”

-Adequação da tabela de composição.

-Resultados de Eficácia.

-Características Farmacológicas.

- contraindicações.

-Advertências e Precauções.

- reações adversas
TIheraSI<ín