Bula do profissional da saúde - CALCITRAN B12 FARMOQUÍMICA S/A
Calcitran®B12
fosfato de cálcio tribásico + glicerofosfato de cálcio + cianocobalamina (vitamina B12) + ergocalciferol (vitamina D2)+ fluoreto de sódio
Suplemento de cálcio + associação
Cartucho contendo frasco com 150mL, acompanhado de copo-medida.
Forma farmacêutica: suspensão oral.
USO ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 4 ANOS
Cada mL da suspensão oral contém:
Ergocalciferol (vitamina D2)................................................................................................................................... 0,025 mg
*ácido cítrico, pectina cítrica, sorbitol, propilenoglicol, álcool etílico, metilparabeno, propilparabeno, sacarose, aroma de cereja, corante vermelho eritrosina, simeticona e água purificada.
Calcitran® B12 é indicado como suplemento vitamínico e mineral para prevenção e tratamento auxiliar na desmineralização óssea pré e pós-menopausa, para crianças em fase de crescimento, auxiliar nas anemias carenciais, em dietas restritivas e inadequadas, em doenças crônicas e convalescença, em período de crescimento acelerado e para prevenção do raquitismo (distúrbio envolvendo o enfraquecimento dos ossos).
CARACTERÍSITICAS FARMACOLÓGICAS
A integridade funcional de todos os tecidos orgânicos está na dependência do cátion cálcio, principalmente na constituição estrutural do sistema ósseo. A deficiência é facilmente instalada na vigência de alimentação pobre em cálcio, nos períodos de crescimento, gravidez e lactação.
A vitamina D exercendo ação fixadora e equilibradora do cálcio estabelece a terapêutica cálcica racional e a vitamina B12 poderoso agente metabólico e antianêmico age nos casos de subnutrição e falta de desenvolvimento corporal.
O fosfato tricálcico e o glicerofosfato de cálcio, fornecendo ao organismo fósforo e cálcio, estabelecem o sinergismo cálcio-fósforo-vitamina D, necessário à uma terapêutica racional. O fluoreto de sódio, completa a fórmula como profilático da cárie dentária.
O Calcitran® B12 não deve ser utilizado por pacientes com alergia a qualquer um dos componentes da formulação. O uso deste medicamento também é contraindicado em indivíduos portadores de cálculos renais (pedras nos rins), hipercalcemia (nível elevado de cálcio no sangue) e hipercalciúria (nível elevado de cálcio na urina) primária e secundária.
De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este medicamento enquadra-se na categoria de risco C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Atenção diabéticos: contém açúcar.
Contém 0,5% de etanol.
Para pacientes predispostos à formação de cálculos no trato urinário, recomenda-se um aumento na ingestão de líquidos e, nestes casos, a dosagem a ser utilizada deverá ser estabelecida pelo médico.
Deve-se ter cautela na administração de Calcitran® B12 quando existirem os seguintes problemas: desidratação, diarréia, insuficiência da função cardíaca, insuficiência renal crônica e má absorção intestinal crônica.
Não existem advertências ou restrições do uso do produto para pacientes idosos.
De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este medicamento enquadra-se na categoria de risco C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Atenção diabéticos: contém açúcar.
Contém 0,5% de etanol.
Pode reduzir a resposta aos bloqueadores dos canais de cálcio (como por exemplo, os medicamentos contendo os seguintes fármacos: nifedipina, nitrendipina e diltiazem).
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.
Calcitran® B12 é apresentado em forma de suspensão oral, sendo um líquido rosado com sabor agradável e odor característico de cereja.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
USO ORAL
Adultos e crianças acima de 10 anos: um copo medida (10 mL), duas ou três vezes ao dia, antes das refeições.
Crianças de 4 a 10 anos: meio copo medida (5 mL), duas vezes ao dia, antes das refeições.
Este modo de usar poderá ser modificado, de acordo com orientação médica.
Agite bem o produto antes de usá-lo.
Utilizar apenas a via oral. O uso deste medicamento por outra via, que não a oral, pode causar a perda do efeito esperado ou mesmo provocar danos à saúde.
A ocorrência de reações adversas com o uso de Calcitran® B12 é rara, eventualmente podem ocorrer: náuseas, anorexia, constipação intestinal, dor abdominal, secura de boca, sede e poliúria que desaparecerão com a simples interrupção do tratamento.
Em casos de eventos adversos, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no Portal da Anvisa.