Bula do profissional da saúde - ALIVIOL CIFARMA CIENTÍFICA FARMACÊUTICA LTDA
Cifarma Científica Farmacêutica Ltda.
salicilato de metila 52,50 mg – cânfora 44,40 mg – mentol 20,00 mg
Pomada
ALIVIOL ®
salicilato de metila – DCB: 00344
cânfora – DCB: 01677
mentol – DCB: 05643
ALIVIOL® pomada – Embalagem contendo uma bisnaga de 20 g.
USO TÓPICO
USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS DE IDADE
(essências de alecrim, alfazema e terebentina, petrolato branco e parafina).
Ação esperada do medicamento: ALIVIOL® é indicado para uso exclusivamente tópico, nos casos de reumatismo, nevralgias, torcicolos, contusões e dores musculares. Os sinais de melhora nos sintomas podem ocorrer em um prazo variável de dias, após o início do tratamento. Seu médico é a pessoa adequada para dar-lhe mais informações sobre o tratamento; siga sempre suas orientações. Não devem ser utilizadas doses superiores às recomendadas. A interrupção repentina deste medicamento não causa efeitos desagradáveis, nem risco, apenas cessará o efeito terapêutico.
ALIVIOL ® deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). ALIVIOL ® possui prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação, desde que observados os cuidados de conservação. Não use o produto se o prazo de validade estiver vencido. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe também se estiver amamentando.
Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
Informe ao seu médico a ocorrência de reações alérgicas ou irritativas, bem como qualquer outra reação desagradável durante o tratamento com ALIVIOL®.
NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
ALIVIOL® é contraindicado para pacientes que apresentarem antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
Durante o tratamento recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
Suspender o uso, em caso de hipersensibilidade na pele.
O salicilato de metila é um revulsivo orgânico volátil que age produzindo ação local irritante, com efeitos indiretos de atividade à distância sobre estruturas somáticas (músculos), serosas, articulações, vísceras e de estimulação reflexa dos centros bulbares. Provoca analgia e hiperemia nas regiões cutâneas em que é aplicado, inervadas pelo mesmo segmento do sistema nervoso central.
A cânfora possui ação irritante cutânea, revulsiva, útil nos processos dolorosos de estruturas profundas, tipo fibrosite, mialgia, lumbago. Produz ainda leve anestesia local.
O mentol, aplicado localmente, causa sensação de frio por estímulo específico dos receptores e, em seguida, anestesia discreta.
ALIVIOL® é indicado nos casos de reumatismo, nevralgias, torcicolos, contusões e dores musculares.
ALIVIOL® é contraindicado em crianças menores de 2 anos e pacientes que apresentarem antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
ADVERTÊNCIAS
ALIVIOL® não deverá ser aplicado sobre feridas abertas. Em caso de irritação, suspenda o uso.
Ainda não foram totalmente relacionadas as interações do produto com outras drogas e/ou medicamentos.
Em casos de eventos adversos, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no Portal da Anvisa.
Friccionar uma pequena quantidade da pomada na região dolorida durante alguns minutos, 2 a 3 vezes ao dia, envolvendo-a depois com um pano de flanela ou lã.
O uso excessivo não trará resultados terapêuticos melhores ou mais rápidos, podendo ocorrer irritação da pele. O produto destina-se exclusivamente a uso tópico. Em caso de ingestão acidental, recomenda-se consultar o médico.
Não foram relatadas restrições quanto ao uso do produto em pacientes maiores de 65 anos de idade.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS,
PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.