Bula do profissional da saúde - ABRILAR FARMOQUÍMICA S/A
Farmoquímica S/A Xarope
7 mg/mL
Abrilar®Hedera helix L.
Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix L.
Nomenclatura popular: Hera sempre-verde Família: Araliaceae
Parte da planta utilizada: folhas
APRESENTAÇÕESXarope – extrato seco de folhas de Hedera helix L. 7 mg/ml – Embalagens contendo 100 ml ou 200 ml. Contém um copo-medida
USO ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS
COMPOSIÇÃOCada 1 ml de xarope contém:
extrato seco de folhas de Hedera helix L........................................ 7 mg*;
excipientes q.s.p................................................................................1 ml.
(sorbato de potássio, ácido cítrico, sorbitol, goma xantana, aromatizante de cereja e água purificada) * equivalente a 0,75 mg/ml ± 20% do marcador Hederacosídeo C.
Cada 1 ml de Abrilar® contém 550 mg de sorbitol, à 70%.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDEAbrilar® é indicado para o tratamento sintomático de afecções broncopulmonares inflamatórias agudas e crônicas, com aumento de secreções e/ou broncoespasmo associado.
RESULTADO DE EFICÁCIAUm estudo1 multicêntrico, aberto, prospectivo avaliou a tolerância, segurança e eficácia de um xarope contendo extrato seco das folhas de Hedera helix padronizado a 5–7.5:1 (relação droga:extrato) para tratar 9657 pacientes, incluindo 5181 crianças, que sofriam de doenças inflamatórias brônquicas agudas ou crônicas. Os pacientes foram instruídos a administrar o xarope por sete dias nas doses recomendadas de acordo com a idade (zero a cinco anos, seis a 12 anos, maiores de 12 anos e adultos). Os resultados indicaram que depois de sete dias, 95% dos pacientes apresentaram melhora ou cura dos sintomas. A tolerância foi considera boa ou muito boa em 96,6% dos casos. O estudo concluiu que o tratamento foi efetivo e bem tolerado em pacientes com bronquite.
Dois estudos2 observacionais, abertos, multicêntricos, sem grupos controles, avaliaram a eficácia e segurança do extrato seco das folhas de Hedera helix em 248 pacientes com idades entre zero e 79 anos, de ambos os sexos, que sofriam de doenças obstrutivas e/ou inflamatórias do trato respiratório. Destes, 120 crianças com idades entre zero e nove anos foram tratadas com xarope formulado a partir do extrato seco das folhas de Hedera helix por aproximadamente sete dias. 76% dos pacientes receberam a dose recomendada. Os resultados de eficácia indicaram que 90% dos pacientes apresentaram melhora ou cura da tosse e expectoração. A tolerância foi julgada como boa ou muito boa por 98% de todos os pacientes.
1 Fazio, S. et al. Tolerance, safety and efficacy of Hedera helix extract in inflammatory bronchial diseases under clinical practice conditions: A prospective, open, multicentre postmarketing study in 9657 patients. Phytomedicine. 16:17–24, 2009. 2 Hecker, M. Efficacy and tolerance of ivy extract in patients suffering from respiratory tract diseases. NaturaMed.14(2):S. 28–33, 1999.
Abrilar® possui efeito mucolítico e broncodilatador.
Os componentes das matérias vegetais (folhas de Hedera helix ) que conferem propriedades terapêuticas ao medicamento Abrilar® são, principalmente, o bisdesmosídeo saponina, do grupo de glicosídeos triterpenos, cujo principal representante em termos qualitativos é a hederasaponina C (hederacosídeo C).
O efeito terapêutico de Abrilar® nas doenças das vias aéreas deve-se ao glicosídeo saponina, presente no extrato seco, que possui dupla ação: mucolítica e broncodilatadora. Ambas as ações aumentam a expectoração, eliminando as secreções que obstruem as vias aéreas.
O efeito mucolítico do extrato deve-se essencialmente à natureza da saponina dos hederaglicosídeos, embora os efeitos parassimpaticolíticos de certos glicosídeos sejam considerados a base das propriedades broncodilatadoras sobre os brônquios inflamados.
Abrilar® contém em sua formulação o extrato seco de folhas de Hedera helix , sendo utilizado como meio de extração o etanol a 30%, ausente no produto final.
Abrilar® é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos de idade.
conveniente avaliar sua indicação a pacientes com intolerância a esta substância.
Em casos de mal estar persistente ou aparecimento de insuficiência respiratória, febre, expectoração purulenta ou com sangue, recomenda-se uma avaliação específica. Ainda que os estudos não tenham demonstrado alterações nos pacientes idosos, é sempre recomendável um acompanhamento médico rigoroso a estes pacientes.Gravidez Categoria B de risco na gravidez: “Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Não há relatos de interações medicamentosas até o momento.
Cuidados de conservação
Abrilar® deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e da umidade, em sua embalagem original.
Após aberto, é válido por três meses.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicasAbrilar xarope é um líquido ligeiramente turvo, de coloração marrom claro.
Características organolépticasPossui leve odor e sabor de cereja. Como o xarope contém um extrato de plantas como ingrediente ativo, a coloração pode variar ocasionalmente, como todas as preparações feitas a partir de ingredientes naturais. Isto não afeta a eficácia terapêutica da preparação.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Utilizar o copo-medida para dosar o volume a ser administrado, seguindo as instruções para cada faixa etária descrita a seguir em Posologia.
Posologia Crianças entre 2 anos e 7 anos: ingerir 2,5 ml três vezes ao dia. Crianças acima de 7 anos: ingerir 5 ml três vezes ao dia. Adultos: ingerir 7,5 ml três vezes ao dia.A duração do tratamento depende do tipo e da severidade do quadro clínico. O tratamento deve durar o mínimo de uma semana em casos de inflamações menores do trato respiratório, devendo ser mantido durante dois a três dias após a diminuição dos sintomas, de forma a assegurar a manutenção da eficácia.
A dose máxima ao dia recomendada é de o triplo da prevista em posologia.
Abrilar® pode provocar um ligeiro efeito laxante, provavelmente vinculado à presença de sorbitol em sua fórmula.
Não há evidências de riscos à saúde ou reações adversas após o uso das doses recomendadas, entretanto existe um potencial moderado, em indivíduos predispostos, para sensibilização por contato cutâneo.
Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificação em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em , ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.