Bula do profissional da saúde - VITAXON C AIRELA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA.
PHARM ACÉUTICA
ácido ascórbico
Forma farmacêutica: comprimido efervescente
Concentração: 1 g de ácido ascórbico / comprimido efervescente
Apresentações: Cartucho contendo tubo com 10, 20 ou 30 comprimidos efervescentes – sabor laranja
Cartucho contendo tubo com 10 comprimidos efervescentes – sabor acerola
USO ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
Cada comprimido efervescente contém:
ácido ascórbico (vitamina C)...................................................................................................... 1 g
Excipientes q.s.p................................................................................... 1 comprimido efervescente
(Excipientes: ácido cítrico, bicarbonato de sódio, carbonato de sódio anidro, ciclamato de sódio, sacarina sódica, corante laca amarelo n° 6, corante amarelo crepúsculo, sorbitol, macrogol, benzoato de sódio e aroma sólido idêntico ao natural de laranja).
Cada comprimido efervescente contém:
ácido ascórbico (vitamina C)...................................................................................................... 1 g
Excipientes q.s.p................................................................................... 1 comprimido efervescente
(Excipientes: ácido adipínico, ácido cítrico, corante amarelo crepúsculo, aroma de acerola, bicarbonato de sódio, óleo de silicone, corante vermelho Bordeaux e sacarose).
Componente do VITAXON* C | % Ingestão Diária Recomendada (IDR) – Resolução RDC No 269/2005 | ||||
Adultos | Gestantes | Lactantes | Crianças | ||
1–6 anos | 7–10 anos | ||||
ácido ascórbico (vitamina C) | 2.222,2% | 1.818,18% | 1.428,57% | 3.333,3% | 2.857,14% |
Posologia diária | 1 comprimido efervescente |
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Este medicamento é indicado como suplemento vitamínico auxiliar do sistema imunológico.
A vitamina C é indispensável para o perfeito funcionamento de todas as células. Desempenha importante papel no metabolismo celular, participando dos processos de oxirredução. Através de sua atuação no transporte de elétrons, intervém em diversas reações metabólicas, tais como: hidroxilação da prolina, durante a formação do tecido conjuntivo; oxidação das cadeias laterais de lisina em proteínas para fornecer hidroxitrimetil-lisina para a síntese de carnitina; síntese de noradrenalina e de hormônios corticóides pelas glândulas supra-renais; conversão do ácido fólico em sua forma ativa – ácido folínico; metabolização microssomal de drogas; metabolismo da tirosina. A vitamina C também desempenha importante papel na proteção do organismo contra infecções, aumentando a função bactericida do sangue, participando ainda na formação de anticorpos. Possui também a propriedade de neutralizar a ação tóxica de produtos metabólicos e de várias toxinas bacterianas. A vitamina C tem influência múltipla sobre o sangue, os órgãos hematopoiéticos e os vasos sanguíneos. Favorece a adesão das células endoteliais dos capilares, a ativação da trombina, e estimula a atividade da medula óssea (produção de trombócitos, leucócitos e eritrócitos; absorção e aproveitamento do ferro; ativação do ácido fólico).
O mau abastecimento orgânico de vitamina C pode ocorrer não só em conseqüência de alimentação deficiente, mas também devido a distúrbios de absorção, doenças infecciosas e ao estresse. A carência de vitamina C manifesta-se por cansaço, resistência diminuída à infecções, sangramentos mucosos e cutâneos, retardo no tempo de cicatrização de feridas, gengivite, perda de dentes, anemia e alterações cutâneas (hiperceratose, obstrução de folículos pilosos, etc.).
O medicamento VITAXON® C não deve ser utilizado nos casos de litíase urinária oxálica e úrica e insuficiência renal. Também não deve ser utilizado por pessoas que apresentem hipersensibilidade aos componentes da formulação.
De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este medicamento apresenta categoria de risco C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Pacientes diabéticos, hipoglicêmicos, hipertensos e cardíacos devem procurar orientação médica antes de utilizarem VITAXON® Cdevido ao seu conteúdo de carboidratos e sódio.
Este medicamento contém corantes que podem, eventualmente, causar reações alérgicas.
Não existem advertências ou restrições específicas do uso do produto para pacientes idosos.
De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este medicamento apresenta categoria de risco C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
VITAXON C sabor acerola: Atenção diabéticos: este medicamento contém açúcar.
Este produto não deve ser utilizado concomitantemente com barbitúricos (fenobarbital, hexobarbital), já que pode ocorrer um aumento da necessidade diária do ácido ascórbico.
O uso simultâneo de vitamina C e deferoxamina pode levar a um aumento dos efeitos tóxicos ocasionados pelo ferro. A utilização concomitante de vitamina C e salicilatos (ácido acetilsalicílico) pode aumentar a excreção desta vitamina pela urina.
A vitamina C pode interferir com o resultado de alguns exames laboratoriais, como determinação de glicemia, glicosúria, níveis séricos de transaminases, desidrogenase lática e bilirrubina. Além disso, podem ocorrer resultados falso negativos em pesquisa de sangue oculto nas fezes. Antes de realizar estes exames, é necessário interromper o uso do medicamento VITAXON® C.
Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30 °C). Proteger da luz e umidade.
Manter o tubo sempre bem fechado.
Número de lote, datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
O medicamento VITAXON® C é apresentado em forma de comprimido efervescente de coloração laranja (sabor laranja) ou comprimido efervescente de coloração rosa (sabor acerola) e odor característico.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Uso oral. Utilizar um comprimido efervescente ao dia, dissolvido em água (dose diária de 1 g de ácido ascórbico).
Caso haja esquecimento da administração de uma dose deste medicamento, retomar a posologia sem a necessidade de suplementação.
Utilizar apenas a via oral. O uso deste medicamento por outra via, que não a oral, pode causar a perda do efeito esperado ou mesmo provocar danos à saúde.
Este comprimido não deve ser partido, aberto ou mastigado.
As reações adversas são pouco frequentes e de pequena intensidade, compreendendo problemas digestivos, principalmente diarreia, pirose, aumento da diurese, náuseas e vômitos.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em , ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
M.S.: 1.4493.0031
Farmacêutico Responsável: Rodrigo Rebelo Peters – CRF/SC 4116