Bula para paciente - VACINA POLIOMIELITE 1, 2 E 3 (ATENUADA) FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
2. como este medicamento funciona?
Após a sua administração, o estímulo dos mecanismos imunitários é quase imediato, observando-se uma elevação no nível de anticorpos circulantes na semana da ingestão em primovacinados, e ao fim de 48 (quarenta e oito) horas nos revacinados.
A administração da vacina poliomielite 1, 2, e 3 (atenuada) produz anticorpos de mucosas (locais) e sistêmicos. Anticorpos séricos de classe IgM podem ser detectados 1 a 3 dias após a vacinação, e os de classe IgG surgem alguns dias depois.
«Ministério da Saúde
FIOCRUZ
Bio-Manguinhos
i Fundação Oswaldo Cruz
3. quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contra-indicado para uso por pessoas imunodeprimidas (com deficiência imunológica congênita ou adquirida) ou imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunosupressores e em crianças que estejam em contato domiciliar com pessoa imunodeficiente suscetível.
Este medicamento é contra-indicado para uso por Indivíduos com hipersensibilidade sistêmica conhecida a estreptomicina, eritromicina ou a qualquer outro componente da vacina.
Este medicamento é contra-indicado para uso por crianças com história de evento adverso grave, como paralisia flácida aguda, associada à vacina, após dose anterior de vacina contra poliomielite atenuada.
-
4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESSE MEDICAMENTO?
Assim como com outras vacinas, a administração da vacina poliomielite 1, 2, e 3 (atenuada) deve ser adiada em indivíduos com doença febril grave aguda com comprometimento do estado geral, com diarréia e/ou vômito persistentes. A presença de uma infecção leve, no entanto, não é uma contra-indicação para a imunização.
Em vacinados imunocompetentes, a vacinação prévia com a vacina poliomielite 1, 2, e 3 (inativada) não é uma contra-indicação à vacina poliomielite 1, 2, e 3 (atenuada).
Indivíduos HIV-positivos assintomáticos podem receber a vacina poliomielite 1, 2, e 3 (atenuada) ou preferencialmente, a vacina poliomielite 1, 2, e 3 (inativada). Nos casos de infecção sintomática por HIV, administrar somente vacina inativada.
A vacina poliomielite 1, 2, e 3 (atenuada) deve ser utilizada em ambiente hospitalar em crianças com história de hipersensibilidade de tipo anafilática a estreptomicina ou eritromicina.
A vacina poliomielite 1, 2, e 3 (atenuada) é recomendada para controle de epidemias. Deve-se compreender que a vacina pode não prevenir ou modificar a doença naquelas pessoas já infectadas pelo poliovírus.
A vacina poliomielite 1, 2, e 3 (atenuada) não deve ser usada em pacientes submetidos a tratamento com corticosteróides, antimetabólitos, radiação ou a qualquer terapia imunossupressora. Existem relatos na literatura de casos de paralisia flácida aguda em pacientes imunodeprimidos vacinados com a vacina poliomielite 1, 2, e 3 (atenuada). Estes casos foram mais freqüentes após a primovacinação.
A vacina poliomielite 1, 2, e 3 (atenuada) pode ser administrada simultaneamente às vacinas adsorvida difteria , tétano e pertussis ; BCG , vacinas Haemophilus influenzae b (conjugada), vacinas sarampo, caxumba e rubéola (atenuada) , e vacinas hepatite B (recombinante).
O uso simultâneo ou seqüencial com as vacinas orais contra rotavírus ainda aguarda estudos definitivos. Até o momento, em estudos clínicos realizados e que avaliaram a administração da vacina contra rotavírus e pólio oral com um intervalo mínimo de 2 semanas ou concomitante apontaram para a não interferência na resposta vacinal para ambas as vacinas.
Em qualquer situação seguir a orientação da Autoridade Sanitária Nacional.
«Ministério da Saúde
FIOCRUZ
Bio-Manguinhos
i Fundação Oswaldo Cruz
Embora não haja evidências de que poliovírus vivos atenuados tenham um efeito adverso sobre o feto, de acordo com princípios gerais, a vacina não deve ser administrada a mulheres grávidas, a menos que estejam expostas a um risco definido de infecção por poliovírus selvagens.
Não se recomenda o uso da vacina poliomielite 1, 2, e 3 (atenuada) em crianças abaixo de 6 semanas de idade, uma vez que os anticorpos transmitidos para a criança por via transplacentária podem interferir na resposta imunológica à vacina.
Não se recomenda rotineiramente esta vacina em adultos e idosos. Porém, se houver necessidade de seu uso, não é provável que a vacina cause problemas ou eventos adversos diferentes dos que ocorrem em outras faixas etárias. Não foram realizados estudos específicos comparando o uso da vacina poliomielite 1, 2, e 3 (atenuada) em idosos e em pacientes mais jovens.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use esta vacina sem o conhecimento do médico, pode ser perigoso para a saúde de seu filho.
5. onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
A vacina poliomielite 1, 2 e 3 (atenuada) 25 doses deve ser armazenada na temperatura à –20°C em freezer.
O prazo de validade do produto é de 24 meses, a contar da data da sua fabricação. Após o degelo, deve ser conservada sob refrigeração à temperatura de 2°C a 8°C (geladeira) e protegida da luz, condição esta que manterá a validade por um período de 03 (três) meses, observando o devido prazo de validade estabelecido para cada lote. Devem ser seguidos os devidos cuidados de armazenamento.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Após a abertura das bisnagas a vacina poliomielite 1, 2 e 3 (atenuada) pode ser estocada por até cinco dias entre 2 e 8°C. No caso de vacinação extramuro, a sobra de vacina deverá ser desprezada no mesmo dia.
Depois de aberto, este medicamento deve ser utilizado em até cinco (5) dias.
A vacina poliomielite 1, 2 e 3 (atenuada) é uma solução de coloração rósea, límpida e isenta de partículas visíveis.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade, e você observe alguma mudança, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
6. como devo usar este medicamento?
A vacina apresenta-se como uma solução límpida, de coloração que varia entre cor de rosa-claro a laranja -avermelhado, essa variação na cor deve-se a pequenas variações no pH. Alterações na coloração da vacina dentro dessas faixas não indicam deterioração do produto.
Antes da administração, o conteúdo da bisnaga deve ser inspecionado para detecção de partículas, em conformidade com as normas de boas práticas de vacinação.
A administração da vacina oral da poliomielite deve ser aplicada nas Unidades de Saúde de acordo com o Programa Nacional de Imunizações/MS.
«Ministério da Saúde
FIOCRUZ
Bio-Manguinhos
i Fundação Oswaldo Cruz
Instruções de uso
-
– Remover a tampa protetora da parte superior da bisnaga.
-
– Inverter a bisnaga e liberar duas gotas (uma dose) na boca do vacinado.
-
– Como a vacina contém poliovírus vivo atenuado, deve-se ter cautela para evitar transmissão do vírus vacinal a outras pessoas. Evitar derramamento da vacina.
-
– A bisnaga, a tampa e a sobra de vacina devem ser descartadas com segurança, de preferência por inativação por calor ou incineração, de acordo com os procedimentos estabelecidos localmente.
NÃO USE O MEDICAMENTO SE O PRAZO DE VALIDADE ESTIVER VENCIDO. ANTES DE USAR OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.
A vacina poliomielite 1, 2, e 3 (atenuada) deve ser administrada em crianças a partir de 02 (dois) meses de idade. O esquema básico da vacina poliomielite 1, 2, e 3 (atenuada) corresponde a três doses, com intervalo de 60 dias entre as mesmas. O intervalo mínimo é de 30 dias. Cada dose corresponde a 02 (duas) gotas. É recomendável a administração de no mínimo 01 (uma) dose de reforço um ano após a 3a dose.
A vacina poliomielite 1, 2, e 3 (atenuada) pode ser administrada ao nascimento, desde que recomendado pelas autoridades sanitárias dos programas de imunização.
Siga a orientação do médico, respeitando sempre a posologia e a administração. Não use a vacina com o prazo de validade vencido.
Antes de usar observe o aspecto da vacina.
7. o que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
É importante que você siga as instruções quanto às visitas de retorno. Se você esquecer de retornar para vacinação na data marcada, consulte o seu médico.
8. quais os males que este medicamento pode me causar?
Raramente observa-se reações adversas após a administração da vacina poliomielite 1, 2, e 3 (atenuada).
Reação muito rara – Poliomielite aguda associada com a vacina (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam esta vacina). Caracteriza-se por quadro agudo febril, que cursa com déficit motor flácido de intensidade variável, geralmente assimétrico. Há predileção pelo comprometimento dos membros inferiores, mas a musculatura respiratória pode ser acometida. Não há diminuição da sensibilidade e podem ser encontrados sinais de comprometimento radicular, meníngeo ou dores espontâneas. Após alguns dias, desaparece o quadro álgico, há melhora do déficit motor e as atrofias começam a serem instaladas. A hipotonia e a diminuição ou abolição dos reflexos tornam-se evidentes.
Caso de poliomielite associado à vacina: paralisia flácida e aguda que se inicia entre 4 a 40 dias após o recebimento da VOP e que apresenta seqüela neurológica compatível com poliomielite 60 dias após o início do déficit motor.
Caso de poliomielite associada à vacina em contatos (comunicantes): paralisia flácida aguda que surge após contato com criança que tenha recebido VOP até 40 dias antes. A paralisia surge em 4 a 85 dias após a vacinação, e deve apresentar seqüela neurológica compatível com poliomielite 60 dias após o início do déficit motor.
Reação muito rara – Meningite asséptica e encefalite ( ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam esta vacina) – o quadro se caracteriza por febre, cefaléia, vômito, rigidez de nuca, abaulamento de fontanela, sinais de Kernig e Brudzinski, confusão mental, sonolência, crise convulsiva, fraqueza em alguma
«Ministério da Saúde
FIOCRUZ
Bio-Manguinhos
i Fundação Oswaldo Cruz
parte do corpo. Em raras ocasiões, particularmente em crianças imunodeficientes, têm sido relatadas meningite asséptica e encefalite após a administração da VOP.
Reação muito rara – Reação de hipersensibilidade ( ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam esta vacina)
Raramente pode ocorrer reação de hipersensibilidade de intensidade leve aos componentes da vacina: urticária, exantema pruriginoso.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de eventos indesejáveis pelo uso da vacina.
Informe a empresa sobre o aparecimento de eventos indesejáveis e problemas com esta vacina, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).
9. o que fazer se alguém usar uma quantidade maior que a indicada deste medicamento?
Não há riscos na aplicação de doses adicionais da vacina contra poliomielite atenuada.
-
III) DIZERES LEGAIS
Bio-Manguinhos
Histórico de Alteração da Bula
Dados da submissão eletrônica | Dados da Notificação/petição que altera a bula | Dados das alterações de Bula | |||||||
Data do expediente | N° Expediente | Assunto | Data do expediente | N° Expediente | Assunto | Data da aprovação | Itens de bula21 | Versões (VP/VPS) | Apresentações relacionadas |
- | - | - | 24/03/2010 | 239640/10–8 | Alteração de acondicionamento | 07/12/2010 | Cuidados de armazenagem do medicamento | VP/VPS | Cartucho x 50 bisnagas com aplicador e tampa rosqueável, em plástico maleável de 2,5 ml contendo 25 (vinte e cinco) doses. |
- | - | - | NA | NA | Notificação de Alteração de bula – Memento terapêutico | 08/02/2012 | – | VPS | Cartucho com 50 bisnagas, de 2,5 ml contendo 25 (vinte e cinco) doses. |
- | - | - | 15/07/2010 | 601932/10–3 | Alteração de Texto de Bula – adequação RDC 47/2009 | NA | Apresentações Advertências e Precauções Interações Medicamentosas Modo de Uso Posologia Cuidados de conservação | VP/VPS | Cartucho com 50 bisnagas, de 2,5 ml contendo 25 (vinte e cinco) doses. |
BUL_PAC_VPB001