Para que serve remédio Abrir menu principal

TARGIFOR SANOFI MEDLEY FARMACÊUTICA LTDA. - bula do profissional da saúde

Dostupné balení:

Bula do profissional da saúde - TARGIFOR SANOFI MEDLEY FARMACÊUTICA LTDA.

TARGIFOR®
(aspartato de arginina)(aspartato de arginina)

Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. Comprimidos efervescentes 1500 mg

TARGIFOR®(aspartato de arginina)

Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. Comprimidos efervescentes 1500 mg

APRESENTAÇÃO

Comprimidos efervescentes 1500mg: embalagem com 32

USO ORALUSO ORAL

Cada comprimido efervescente contém 1500mg de aspartato de arginina equivalente a 850,3mg de arginina base. Excipientes: carbonato de sódio, sacarina sódica di-hidratada, macrogol 4000, macrogol 6000, ácido tartárico, ácido cítrico anidro e benzoato de sódio.

1. indicações

TARGIFOR é um medicamento destinado ao tratamento da astenia (fadiga e cansaço).

2. resultados de eficácia

2. resultados de eficácia

Em estudo clínico de grupos paralelos, com 14 pacientes do sexo masculino, em sua maioria portadores de doenças infectocontagiosas (hepatite, varicela e tétano) em período de convalescença, foram tratados com aspartato de arginina (3g/dia, divididas em duas tomadas) (grupo arginina) ou um complexo multivitamínico (grupo multivitamínico) para melhora dos sintomas de fadiga. Como parâmetro de avaliação clínica da fadiga consideraram se os seguintes índices: sensação de cansaço, apresentação na entrevista, capacidade para o trabalho, apetite, potencia sexual, sono e memória de fixação. Nenhum evento adverso relacionado ao uso do aspartato de arginina foi observado. Os escores de remissão de fadiga em relação à sensação de cansaço foram 6,85 no grupo arginina e 3,71 no grupo multivitamínico (p<0,1) e a remissão dos sinais de astenia foram 7 para o grupo arginina e 3 para o grupo multivitamínico (p<0,05) Os resultados indicam eficácia do aspartato de arginina no tratamento da astenia, em suas várias manifestações.

Em estudo clínico duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, a eficácia do aspartato de arginina 3g/d, via oral, por 10 semanas para o tratamento de fadiga e astenia foi avaliada em voluntários saudáveis submetidos à condição de estresse. Foram utilizados testes psicométricos e foram dosados os níveis salivares de cortisol e testosterona. Cento e vinte estudantes de medicina (idade de 20 a 27 anos) foram incluídos. As avaliações foram feitas durante seis sessões da manhã, cada um a cada duas semanas, durante 10 semanas. Os resultados indicam que aspartato de arginina foi eficaz quando comparado ao placebo em melhorar os sentimentos subjetivos de fadiga, no final do estudo, como revelado em autoavaliações com “Roma Burnout Inventory” (escala de exaustão física), “Wessely Modificado Fatigue Questionnaire” e “Beck Depression Inventory”. Não foram observados efeitos sobre os níveis de ansiedade. Uma redução significativa de cortisol salivar matinal foi observada nas voluntárias femininas ao final do estudo. Este efeito foi também presente nos homens sem atingir o nível estatisticamente significante. Além disso, um aumento significativo da T/C índice, considerado como um marcador de saldo positivo anabólico/cata­bólico e que podem melhorar a função muscular foi encontrado. O efeito da ingestão de 3 gramas por dia (2 doses diárias de 1,5g) por 15 dias de aspartato de arginina (Targifor) no processo fisiológico da fadiga muscular foi avaliado em 12 voluntários saudáveis, através do controle de exercícios musculares (extensão do joelho) por meio de aparelho apropriado. Os resultados demonstraram melhora estatisticamente significativa (p < 0.05) de pelo menos 10% em cerca de metade da população, no movimento de extensão do joelho, comparando-se os valores de uma escala de índices de fadiga antes e após a terapia, com melhora da capacidade de resistência muscular a fadiga.

Referências bibliográficasReferências bibliográficas

1. Lima M, et al. A astenia no decurso das moléstias infectocontagiosas: Emprego do aspartato de arginina no seu tratamento. Rev Bras Med 1997;34(10):573–575.

2. Dell'Erba G, et al. Efficacia clinica dell'aspartato di arginina nel trattamento dello stato di fatica in studenti universitari nel periodo precedente gli esami della secione estiva. Minerva Psichiatr 2000;41(1):47–58.

3. Santos RS, et al. Study of the effect of oral administration of L-arginine on muscular performance in healthy volunteers: An isokinetic study. Isokinet Exerc Sci 2002; 10 (3):153–158.

3. características farmacológicas

Propriedades Farmacodinâmicas

O aspartato de arginina (AA) é uma molécula formada por dois aminoácidos: o aspartato e a arginina. A arginina (ARG) é constituinte universal das proteínas, estando em 90% na constituição das protoaminas. A ARG é uma matéria prima fundamental para o ciclo da ureia e necessária para o bom funcionamento do ciclo de Krebs, tendo papel fisiológico na detoxificação da ureia e geração de energia. Assim, ARG participa da urogênese, provocando a transformação de amoníaco tóxico em ureia atóxica (ciclo da ureia). A ARG é, também, precursora do o óxido nítrico (ON), um potente vasodilatador, com papel fundamental para a manutenção do fluxo sanguíneo. O ON é, inclusive, capaz de manter o fluxo cerebral basal e levar ao aumento do fluxo sanguíneo sob atividade neuronal intensa; é considerado, ainda, um neurotransmissor com capacidade potencializadora da função cerebral, atuando na memória e no aprendizado. Essa ação sobre o ON pode ser um dos aspectos responsáveis pela atuação da ARG nos sintomas do cansaço que estão relacionados ao sistema nervoso central, ou seja, atuação da ARG no plano mental.

O papel da ARG na melhora da astenia, do ponto de vista físico, pode estar associado à sua ação na detoxificação da amônia, na secreção de hormônios (vasopressina- hormônio antidiurético, catecolaminas, insulina, glucagon) e na melhora da função contrátil do músculo esquelético.

Desta forma, a ação da ARG sobre o cansaço e fadiga ocorre tanto no plano físico como mental.

Propriedades farmacocinéticas

A arginina ingerida por via oral é bem absorvida no trato gastrintestinal, produzindo picos plasmáticos aproximadamente 2 horas após o consumo. A biodisponibi­lidade absoluta é aproximadamente 70%. A arginina é um aminoácido metabolizado pelo fígado secundariamente à quebra do grupo guanidina pela arginase, resultando na formação de ureia e ornitina. No final, a ornitina pode ser utilizada para a produção de glicose. Nos rins, a arginina é eliminada por filtração glomerular e quase completamente reabsorvida pelos túbulos renais. A meiavida de eliminação é de 1,2 a 2 horas.

Referências bibliográficasReferências bibliográficas

1.. Appleton J. Arginine: Clinical Potential of a Semi-Essential Amino Acid. Alt Medice Review 2002;7(6):512–522.

2. , ,,,,,,,. Arginine metabolism and nutrition in growth, health and disease.2009 Ma­y;37(1):153–68. doi: 10.1007/s00726–008–0210-y.

3. Barbul A et al. Arginine: Biochemistry, Physiology and Therapeutic Implications. J Par Ent Nutric 1986;10(2):227–238.

4.. Moncada S et al. The L-Arginine-Nitric Oxide Pathway. New Eng J Med 1993;329(27):2002–2012.

5.Flora Filho, R; Zilberstein, B. Oxido nítrico: o simples mensageiro percorrendo a complexidade: metabolismo, síntese e funções. Rev Ass Med Brasil 2000; 46(3): 265–71

4. contraindicações

Não deve ser utilizado em pacientes com hipersensibilidade a arginina ou a qualquer outro componente da fórmula.

Este medicamento é contraindicado para crianças.

5. advertências e precauções

Deve ser utilizado com cautela em pacientes com doença renal ou anúria, doença hepática ou diabetes.

Não há advertências e/ou recomendações especiais para o uso deste medicamento por pacientes idosos. Estudos sugerem que o uso da arginina é seguro nestes pacientes.

Gravidez e lactação: TARGIFOR só deve ser utilizado durante a gravidez ou lactação, quando os benefícios esperados superarem os possíveis riscos.

Categoria de risco na gravidez: B. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

6. interações medicamentosas

Interações medicamento-medicamentoInterações medicamento-medicamento

Em pacientes tratados com diuréticos poupadores de potássio (espironolactona, amilorida, triamterene) o uso de arginina pode provocar hipercalemia, uma vez que a arginina induz o transporte do potássio para fora da célula, aumentando assim a concentração de potássio no meio extracelular. Monitorar os níveis plasmáticos de potássio desde o início do tratamento concomitante com estes fármacos.

7. cuidados de armazenamento do medicamento

7. cuidados de armazenamento do medicamento

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da umidade.

Prazo de validade : 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Características do medicamento: comprimidos cilíndricos brancos, quando dissolvidos em água formam uma solução límpida e incolor.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

8. posologia e modo de usar

Tomar, 1 comprimido 2 vezes ao dia, em séries de 15 a 30 dias. Dissolver o comprimido em meio copo de água e tomar, de preferência, durante as refeições.

Não há na literatura dados disponíveis sobre a posologia específica em situações de insuficiência renal, hepática ou diabetes. Nestes casos, os pacientes devem ter os sintomas e sinais monitorados individualmente pelo médico.

Não há estudos dos efeitos de TARGIFOR administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

9. reações adversas

A arginina pode liberar histamina na pele. A arginina pode causar hipercalemia em pacientes com disfunção hepática ou renal ou com diabetes. Em alguns casos, as complicações da hipercalemia podem colocar em risco a vida destes pacientes. Cólicas abdominais e inchaço podem ocorrer em pacientes com fibrose cística. Nesses pacientes também foi observada significativa perda de peso.

Não há dados disponíveis até o momento sobre a interferência de TARGIFOR em exames laboratoriais.

Em casos de eventos adversos, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no Portal da Anvisa.

10. superdose

10. superdose

Até o presente momento, não foi relatado nenhum sintoma decorrente de superdose, uma vez que o aspartato de arginina é bem tolerado em doses elevadas.

Entretanto, em caso de superdose, os indivíduos devem ser criteriosamente monitorados, o tratamento deve ser de suporte e dirigido para o alívio dos possíveis sintomas.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.

MS 1.8326.0403

Farm. Resp.: Ricardo Jonsson

CRF-SP n° 40.796

Sanofi Medley Farmacêutica Ltda.Sanofi Medley Farmacêutica Ltda.

Rua Conde Domingos Papaiz, 413 – Suzano – SP

CNPJ 10.588.595/0010–92

Indústria Brasileira

® Marca registrada

IB300919A

@ Atendimento ao consumidor sac. brasil@sanofi. com 0800–703–0014

Esta bula foi aprovada pela Anvisa em 28/09/2020.

Anexo B

Histórico de Alteração para a Bula

Dados da submissão eletrônica

Dados da petição/notificação que altera bula

Dados das alterações de bulas

Data do expediente

No. expediente

Assunto

Data do expediente

No. expediente

Assunto

Data da aprovação

Itens de bula

Versões (VP/VPS)

Apresentações relacionadas23

14/11/2013

0959344/13–6

Inclusão inicial de texto de bula – RDC 60/12

14/11/2013

0959344/13–6

Inclusão inicial de texto de bula para disponibilização no bulário eletrônico

14/11/2013

Inclusão inicial de texto de bula para disponibilização no bulário eletrônico

VP/VPS

1500 MG COM EFEV CT STR AL/AL X 20

25/06/2014

0501848/14–0

Notificação de alteração de texto de bula -RDC 60/12

25/06/2014

0501848/14–0

Notificação de alteração de texto de bula –

RDC 60/12

25/06/2014

3. QUANDO NÃO

DEVO USAR ESTE

MEDICAMENTO?