Para que serve remédio Abrir menu principal

SULFATO DE NEOMICINA PRATI DONADUZZI & CIA LTDA - bula do profissional da saúde

Dostupné balení:

Bula do profissional da saúde - SULFATO DE NEOMICINA PRATI DONADUZZI & CIA LTDA

Sulfato de neomicina

Prati-Donaduzzi

Creme

3,5 mg/g

Sulfato de neomicina_bula_pro­fissional de saúde

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO sulfato de neomicina

Medicamento genérico Lei n° 9.787, de 1999

APRESENTAÇÕES

Creme de 3,5 mg/g em embalagem com 10 g, 15 g, 20 g ou 50 g ou embalagem com 100 bisnagas de 10 g.

USO DERMATOLÓGICO

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO

Cada g do creme contém: sulfato de neomicina....­.............­.............­.............­.............­...........5 mg

equivalente a 3,5 mg de neomicina. veículo q.s.p........­.............­.............­.............­.............­.............­........1 g

Excipientes: petrolato branco, propilenoglicol, álcool cetoestearílico, cetomacrogol 1000, metilparabeno, propilparabeno e água purificada.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE 1. INDICAÇÕES

Tratamento e profilaxia das infecções da pele de qualquer natureza, inclusive feridas traumáticas ou cirúrgicas. Deste modo, também é indicada para o tratamento de infecções da pele causadas por micro-organismos sensíveis ao antibiótico como: eczemas infectados, piodermites, furúnculos, abcessos e úlceras cutâneas.

2. resultados de eficácia

Este medicamento pertence a família dos aminoglicosídeos, que é particularmente eficaz contra germes gram-negativos e, também, contra alguns germes gram-positivos como os estafilococos.

3. características farmacológicas

A neomicina é um antibiótico de amplo espectro, um dos mais importantes antibióticos para uso tópico conhecido e seu mecanismo de ação se baseia na interferência da síntese proteica do micro-organismo. Este medicamento pertence a família dos aminoglicosídeos, que é particularmente eficaz contra germes gram-negativos e, também, contra alguns germes gram-positivos como os estafilococos.

Ainda tem-se que este antibiótico não é absorvido pela pele intacta, porém, quando aplicado em queimaduras de grande extensão ou feridas profundas, é facilmente absorvido.

4. contraindicações

Este medicamento é contraindicado em pacientes com histórico de reações de sensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula e não está indicado para uso oftálmico.

5. advertências e precauções

O uso em grandes extensões de queimaduras ou feridas profundas pode originar absorção sistêmica, por isso o risco deve ser avaliado pelo médico. A absorção sistêmica pode ser significativa e originar risco de ototoxicidade ou nefrotoxicidade.

6. interações medicamentosas

Podem ocorrer reações de hipersensibilidade com maior frequência quando se faz o uso concomitante com outros antibióticos aminoglicosídeos por via sistêmica.

7. cuidados de armazenamento do medicamento

Este medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 °C e 30 °C). Proteger da luz e umidade. Nestas condições o prazo de validade é de 24 meses a contar da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Este medicamento apresenta-se na forma de creme dermatológico, com aspecto homogêneo, cor branca.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

8. posologia e modo de usar

Modo de usar

Este medicamento deve ser aplicado sobre a área lesada. Antes de aplicar o medicamento, deve-se lavar o local com água e sabão apropriado e secar bem. Pode-se utilizar ou não uma gaze estéril oclusiva sobre o local.

Posologia

Este medicamento deve ser aplicado três vezes ao dia sobre a área lesada.

9. reações adversas

As reações adversas mais comuns que podem ocorrer são: vermelhidão, rash cutâneo, coceira no local e inchaço no local de aplicação.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos a Medicamentos – VIGIMED, disponível em , ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

10. superdose

10. superdose

Deve-se adotar os princípios gerais da conduta no controle de intoxicações exógenas. Adotar medidas habituais de apoio e controle das funções vitais.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS

MS – 1.2568.0196

Farmacêutico Responsável: Dr. Luiz Donaduzzi

CRF-PR 5842

Registrado e fabricado por:

Rua Mitsugoro Tanaka, 145

Centro Industrial Nilton Arruda – Toledo – PR

CNPJ 73.856.593/0001–66

Indústria Brasileira

CAC – Centro de Atendimento ao Consumidor

0800–709–9333

Esta bula foi aprovada pela Anvisa em 15/05/2013

O prati