Para que serve remédio Abrir menu principal

Remédios por código ATC V10B TRATAMENTO PALIATIVO DA DÔR (AGENTES COM AFINIDADE PARA O TECIDO ÓSSEO)

O grupo ATC V10B é composto por medicamentos utilizados no tratamento paliativo da dor com afinidade para o tecido ósseo. Esses medicamentos são indicados para pacientes que sofrem de dores crônicas e agudas, especialmente aquelas relacionadas a doenças ósseas como osteoporose, artrite reumatoide e câncer ósseo.

No Brasil, a dor é um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 37% dos brasileiros sofrem com dores crônicas e 90% das pessoas acima de 60 anos apresentam algum tipo de dor relacionada a doenças osteomusculares.

Os medicamentos do grupo ATC V10B atuam no sistema nervoso central, bloqueando os receptores responsáveis pela transmissão da dor. Além disso, esses medicamentos possuem afinidade pelo tecido ósseo, o que os torna mais eficazes no tratamento da dor relacionada a doenças ósseas.

Entre os medicamentos mais utilizados no grupo ATC V10B estão os opioides como morfina e fentanil. Esses medicamentos são considerados potentes analgésicos e são indicados para pacientes com dores intensas e refratárias aos analgésicos convencionais.

Outro medicamento utilizado no tratamento paliativo da dor com afinidade para o tecido ósseo é o ácido zoledrônico. Esse medicamento é indicado principalmente para pacientes com câncer ósseo metastático e ajuda a reduzir as lesões ósseas causadas pelo tumor, além de aliviar a dor associada.

É importante ressaltar que o uso desses medicamentos deve ser sempre acompanhado por um médico especialista em dor. O tratamento deve ser individualizado de acordo com a intensidade da dor, a causa subjacente e as condições clínicas do paciente.

Além disso, é necessário monitorar os efeitos colaterais dos medicamentos, especialmente no caso dos opioides que podem causar sedação, constipação e dependência. Por isso, é fundamental seguir as orientações médicas quanto à dose e frequência de administração.

Em resumo, o grupo ATC V10B é composto por medicamentos utilizados no tratamento paliativo da dor com afinidade para o tecido ósseo. Esses medicamentos são indicados para pacientes com dores crônicas e agudas relacionadas a doenças ósseas como osteoporose, artrite reumatoide e câncer ósseo. O uso desses medicamentos deve ser sempre acompanhado por um médico especialista em dor e os pacientes devem estar cientes dos possíveis efeitos colaterais.

Remédios por código ATC V10B TRATAMENTO PALIATIVO DA DÔR (AGENTES COM AFINIDADE PARA O TECIDO ÓSSEO)

Nenhum remédio encontrado.