A ciclosporina é um medicamento imunossupressor utilizado no tratamento de doenças autoimunes e em transplantes de órgãos. Ela pertence ao grupo ATC L04AD01 e age inibindo a produção de células T, que são responsáveis pela resposta imunológica do organismo.
No Brasil, a ciclosporina é amplamente utilizada em transplantes de órgãos como rim, fígado e coração. Segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes, em 2019 foram realizados mais de 8 mil transplantes renais no país, sendo que a ciclosporina foi um dos medicamentos mais prescritos para evitar a rejeição do órgão transplantado.
Além disso, a ciclosporina também é utilizada no tratamento de doenças autoimunes como psoríase, artrite reumatoide e doença inflamatória intestinal. Estima-se que cerca de 5 milhões de brasileiros sofram com alguma dessas doenças.
A administração da ciclosporina deve ser feita com cautela e sob supervisão médica, pois ela pode causar diversos efeitos colaterais como hipertensão arterial, tremores musculares, aumento da glicemia e insuficiência renal. Por isso, é importante realizar exames frequentes para monitorar o funcionamento dos rins e do fígado durante o tratamento com esse medicamento.
A ciclosporina também pode interagir com outros medicamentos como antibióticos, antifúngicos e anti-inflamatórios não esteroides. Por isso, é fundamental informar ao médico sobre todos os medicamentos que estão sendo utilizados antes de iniciar o tratamento com ciclosporina.
Apesar dos efeitos colaterais, a ciclosporina é um medicamento muito importante para o tratamento de diversas doenças autoimunes e em transplantes de órgãos. Ela tem sido utilizada há mais de 30 anos e já ajudou milhões de pessoas ao redor do mundo a terem uma melhor qualidade de vida.
Porém, é importante ressaltar que a ciclosporina não deve ser utilizada sem prescrição médica e que o seu uso deve ser feito com cautela e sob supervisão médica. Somente um profissional da saúde pode avaliar se esse medicamento é indicado para cada caso específico e qual a dose adequada para cada paciente.