Para que serve remédio Abrir menu principal

Remédios por código ATC A01AD02 Benzidamina

A benzidamina é um medicamento anti-inflamatório não esteroide (AINE) que pertence ao grupo ATC A01AD02. É comumente utilizado para tratar inflamações na boca e garganta, como gengivite, faringite e amigdalite.

No Brasil, a benzidamina é comercializada em diversas formas farmacêuticas, como soluções para bochecho e sprays orais. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a benzidamina é um dos medicamentos mais prescritos para o tratamento de inflamações na boca e garganta.

A benzidamina age inibindo a produção de prostaglandinas, substâncias responsáveis pela inflamação. Além disso, ela também possui propriedades analgésicas e anestésicas locais, aliviando a dor e o desconforto causados pelas inflamações.

O uso da benzidamina deve ser feito sob orientação médica ou farmacêutica. A dose recomendada varia de acordo com a forma farmacêutica utilizada e a gravidade da inflamação. Geralmente, recomenda-se fazer bochechos ou aplicar o spray oral de 3 a 4 vezes ao dia.

É importante ressaltar que o uso prolongado da benzidamina pode causar irritação na mucosa oral e alterações no paladar. Por isso, é fundamental seguir as orientações do profissional de saúde responsável pelo tratamento.

Além disso, pacientes com histórico de alergia à benzidamina ou outros AINEs devem evitar o uso deste medicamento. Também é contraindicado para gestantes no primeiro trimestre da gravidez e lactantes.

Em casos de superdosagem, podem ocorrer sintomas como náuseas, vômitos e tonturas. Caso isso ocorra, é importante procurar imediatamente um serviço de saúde.

Em resumo, a benzidamina é um medicamento eficaz no tratamento de inflamações na boca e garganta. Seu uso deve ser feito sob orientação médica ou farmacêutica e é contraindicado para pacientes com histórico de alergia à substância ou outros AINEs. É importante seguir as recomendações do profissional de saúde responsável pelo tratamento para evitar efeitos colaterais indesejados.

Remédios por código ATC A01AD02 Benzidamina

Nenhum remédio encontrado.