Para que serve remédio Abrir menu principal

Remédios por código ATC A01 PREPARAÇÕES PARA USO ESTOMATOLÓGICO

O grupo ATC A01 é composto por preparações para uso estomatológico, ou seja, produtos destinados ao tratamento de doenças e condições que afetam a boca e os dentes. Essas preparações podem ser utilizadas tanto por profissionais da área odontológica quanto por pacientes em casa.

No Brasil, as principais doenças bucais são a cárie dentária e a doença periodontal. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 80% da população brasileira já teve ou tem cárie dentária, enquanto a doença periodontal afeta aproximadamente 50% dos adultos no país.

Para o tratamento dessas e outras condições bucais, existem diversas preparações disponíveis no mercado. Entre elas estão os antissépticos bucais, que ajudam a combater bactérias causadoras de mau hálito e outras infecções; os analgésicos tópicos, que aliviam dores na boca; e as pastas de dente com flúor, que ajudam a prevenir a cárie dentária.

Além disso, existem também as preparações para uso estético na boca. Os clareadores dentais são um exemplo disso: eles ajudam a remover manchas nos dentes causadas pelo consumo de alimentos como café e vinho tinto. Outra opção são os enxaguantes bucais com propriedades branqueadoras.

É importante ressaltar que o uso dessas preparações deve ser feito sempre com orientação médica ou odontológica. O profissional poderá indicar qual produto é mais adequado para cada caso específico e orientar sobre sua forma correta de uso.

No Brasil, a venda de preparações para uso estomatológico é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Todos os produtos devem passar por testes e serem aprovados pela agência antes de serem comercializados.

Além disso, a ANVISA também estabelece limites para a quantidade de flúor presente nas pastas de dente, visando evitar intoxicações. A concentração máxima permitida é de 1.500 ppm (partes por milhão).

Em resumo, o grupo ATC A01 engloba uma variedade de preparações para uso estomatológico, desde produtos destinados ao tratamento de doenças bucais até aqueles com finalidade estética. É importante lembrar que o uso dessas preparações deve ser feito sempre com orientação médica ou odontológica e que sua venda é regulamentada pela ANVISA no Brasil.

Remédios por código ATC A01 PREPARAÇÕES PARA USO ESTOMATOLÓGICO

Nenhum remédio encontrado.