Para que serve remédio Abrir menu principal

Remédios por código ATC A01AC Corticosteróides de uso tópico oral

Os corticosteroides de uso tópico oral são medicamentos que possuem ação anti-inflamatória e imunossupressora, sendo utilizados no tratamento de diversas condições inflamatórias da boca e garganta.

No Brasil, esses medicamentos são amplamente utilizados para o tratamento de aftas, estomatites, candidíase oral, entre outras condições. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2019 foram registradas mais de 1 milhão de consultas médicas relacionadas a doenças da boca e garganta no país.

Os corticosteroides tópicos orais são administrados diretamente na região afetada da boca ou garganta através de sprays ou soluções líquidas. Eles agem reduzindo a inflamação local e diminuindo os sintomas associados às condições inflamatórias.

Apesar dos benefícios terapêuticos desses medicamentos, é importante destacar que seu uso deve ser feito com cautela e sob orientação médica. O uso prolongado ou em doses elevadas pode levar a efeitos colaterais como aumento do risco de infecções locais, atrofia da mucosa oral e alterações hormonais.

Além disso, é importante lembrar que o tratamento com corticosteroides tópicos orais não deve ser utilizado como substituto para uma boa higiene bucal e cuidados preventivos. A prevenção é sempre a melhor opção para evitar problemas na saúde bucal.

Em resumo, os corticosteroides tópicos orais são medicamentos importantes no tratamento das doenças inflamatórias da boca e garganta. No entanto, seu uso deve ser feito com cautela e sob orientação médica para evitar efeitos colaterais indesejados. A prevenção continua sendo a melhor opção para manter uma boa saúde bucal.

Remédios por código ATC A01AC Corticosteróides de uso tópico oral

Nenhum remédio encontrado.