Para que serve remédio Abrir menu principal

Remédios por código ATC A01AA01 Fluoreto de sódio

O Fluoreto de sódio é um composto químico utilizado na prevenção da cárie dentária. Ele age fortalecendo o esmalte dos dentes e tornando-os mais resistentes à ação das bactérias que causam a cárie.

No Brasil, o uso do fluoreto de sódio é bastante difundido e está presente em diversos produtos odontológicos, como cremes dentais, enxaguantes bucais e géis para aplicação tópica.

Segundo estatísticas do Ministério da Saúde, a prevalência de cárie dentária no Brasil vem diminuindo ao longo dos anos, graças em parte ao uso do fluoreto de sódio. Em 2010, por exemplo, a média de dentes cariados por criança era de 2,6. Já em 2019 essa média havia caído para 1,8.

O fluoreto de sódio é classificado no grupo ATC A01AA01. Esse grupo inclui todos os compostos utilizados na prevenção e tratamento da cárie dentária.

Além do fluoreto de sódio, outros compostos também são utilizados com esse fim. Entre eles estão o fluoreto estanoso (ATC A01AA02), o fluorofosfato ácido (ATC A01AA03) e o monofluorfosfato ácido (ATC A01AA04).

No entanto, o fluoreto de sódio é o mais utilizado e estudado desses compostos. Ele pode ser encontrado em concentrações variadas nos produtos odontológicos disponíveis no mercado.

É importante ressaltar que o uso excessivo de fluoreto de sódio pode causar problemas de saúde, como fluorose dentária e óssea. Por isso, é fundamental seguir as recomendações do dentista ou do fabricante do produto em relação à quantidade e frequência de uso.

Em resumo, o fluoreto de sódio é um composto químico utilizado na prevenção da cárie dentária. Ele está presente em diversos produtos odontológicos e faz parte do grupo ATC A01AA01. Seu uso adequado pode contribuir para a redução da prevalência de cárie dentária no Brasil.

Remédios por código ATC A01AA01 Fluoreto de sódio

Nenhum remédio encontrado.