Bula do profissional da saúde - IQUEGO-IBUPROFENO INDÚSTRIA QUÍMICA DO ESTADO DE GOIÁS S/A - IQUEGO
IQUEGO-IBUPROFENO
ibuprofeno
Caixa contendo 50 blisters com 10 comprimidos revestidos de 300mg.
Cada comprimido revestido contém:
Ibuprofeno.....................................................300 mg
Excipiente* q.s.p..............1 comprimido revestido
(*croscarmelose sódica, lactose monoidratada, dióxido de silício, talco, celulose microcristalina, estearato de magnésio, opadry white e água purificada).
IQUEGO-IBUPROFENO é indicado para o tratamento de: Artrite reumatoide. Osteoartrose. Espondilite reumatoide. Gota. Condrocalcinose. Outras formas de artropatias não infecciosas. Perturbações agudas articulares e periarticulares, bursites, tendinites, sinovite, tenossinovite, capsulite dos ombros. Perturbações dolorosas músculo-esqueléticas. Síndrome de Reiter. Quadros consecutivos a afecções degenerativas da raqui (radicuralgias, raquialgias). Ciáticas. Lombalgias. Nevralgias cervicobraquiais. Cervicalgias agudas. Cruralgias.
Em ginecologia: na dismenorreia primária age como bloqueador da síntese de prostaglandinas.
2. resultados de eficácia
Vários trabalhos clínicos e experimentais demonstraram ser o Ibuprofeno mais ativo que o ácido acetilsalicílico. Além disso, ficou demonstrado que o Ibuprofeno é mais bem tolerado do que o ácido acetilsalicílico no que diz respeito às reações adversas.
3. características farmacológicasiquego-ibuprofeno é um agente anti-inflamatório não esteroide, derivado do ácido propiônico, que possui propriedades anti-inflamatória, analgésica, antirreumática e antipirética.
Age provavelmente inibindo a síntese de prostaglandinas. Atua sintomaticamente reduzindo a inflamação, a dor e a febre (mesmo de origem não inflamatória).
Vários trabalhos clínicos e experimentais demonstraram ser o Ibuprofeno mais ativo que o ácido acetilsalicílico. Além disso, ficou demonstrado que o Ibuprofeno é mais bem tolerado do que o ácido acetilsalicílico no que diz respeito às reações adversas.
O Ibuprofeno é rapidamente absorvido distribuindo-se amplamente pelo organismo. A concentração sérica máxima depende da dose administrada. Seu efeito inicia-se 30 minutos após a ingestão, prolongando-se por 4 a 6 horas. O Ibuprofeno é metabolizado no fígado. A eliminação é virtualmente completa 24 horas após a última dose, sendo menos de 1% excretado na forma inalterada.
4. contraindicações
IQUEGO-IBUPROFENO é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula; pacientes que apresentam sintomas como: broncoespasmo, angioedema, polipose nasal, urticária e rinite desencadeadas pela aspirina ou qualquer anti-inflamatório não hormonal; portadores de úlcera gastroduodenal e afecções cardíacas, renais e hepáticas graves e descompensadas. É desaconselhável o seu uso durante a gravidez devido aos riscos de efeitos sobre o sistema cardiovascular fetal (ductus arteriosus ) e lactação.
Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
5. advertências e precauçõesiquego-ibuprofeno deve ser suspenso se surgirem reações adversas de qualquer natureza. em tratamentos prolongados, recomenda-se o controle periódico do quadro sanguíneo. o ibuprofeno pode inibir a função plaquetária e
prolongar o tempo de sangramento, sendo este reversível, assim deve ter cautela em pacientes portadores de doenças intrínsecas da coagulação ou em uso de anticoagulantes. Diminuição da acuidade visual e/ou visão turva, escotomas e alterações na visão em cores, foram relatados. Se ocorrer qualquer uma destas reações na vigência do tratamento, o medicamento deve ser descontinuado e o paciente submetido a exame oftalmológico. O Ibuprofeno deve ser usado com cautela em pacientes com asma preexistente.
Crianças: não administrar em crianças com menos de 12 anos de idade, exceto sob orientação e acompanhamento médico.
Pacientes com insuficiência renal, insuficiência cardíaca, disfunção hepática, usuários de diuréticos e idosos possuem maior risco de toxicidade renal. Estes pacientes devem ser cuidadosamente observados.
IQUEGO-IBUPROFENO pode provocar sangramentos ou ulcerações /perfurações no trato gastrointestinal. Tais ocorrências apresentam consequências maiores em pacientes idosos.
IQUEGO-IBUPROFENO não deve ser usado na gravidez e lactação. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se está amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
6. interações medicamentosas
Os anti-inflamatórios não hormonais, quando associados a medicamentos com efeito potencial significativo de redução da protrombina, número e função plaquetária têm efeito aditivo sobre tais medicamentos, levando à redução do tempo de coagulação e o risco de sangramento. A associação com Paracetamol aumenta o risco de efeitos nefrotóxicos. Administração conjunta com corticoides, apesar de proporcionar benefícios terapêuticos e permitir redução da dose de corticosteroides potencializa o risco de ulcerações ou hemorragia gastrointestinal. Os digitálicos têm suas concentrações séricas aumentadas com a administração conjunta de Ibuprofeno. O uso concomitante de Ibuprofeno com álcool, barbitúricos e anticonvulsivantes, aumenta o risco de complicações gastrointestinais e hepáticas. A administração com Furosemida pode reduzir o efeito natriurético da Furosemida e dos tiazídicos em alguns pacientes. O Ibuprofeno e outros agentes anti-inflamatórios não esteroides reduzem a secreção tubular do metotrexato “in vitro ”, podendo aumentar a toxicidade do metotrexato. O uso concomitante de Ibuprofeno e lítio produziu uma elevação clinicamente significativa dos níveis plasmáticos do lítio e redução do clearance do lítio renal.
Ingestão concomitante com outras substâncias:
IQUEGO-IBUPROFENO não é aconselhável ser ingerido com álcool ou alimentos que provoquem irritação estomacal.
7. cuidados de armazenamento do medicamento
Este produto deve ser guardado à temperatura ambiente (ambiente com temperatura entre 15°C e 30°C) ao abrigo da luz e umidade. O prazo de validade é de 36 meses a partir da data de fabricação, impressa na embalagem externa do produto.
Aspectos físicos e características organolépticas: comprimido revestido circular, de cor branca.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8. posologia e modo de usar
Adultos e crianças acima de 12 anos:
Dose média em adultos: 1 comprimido de IQUEGO-IBUPROFENO 300 mg, 2 a 3 vezes ao dia ou a critério médico. Se necessário 1 comprimido adicional poderá ser indicado ao deitar. Para alívio da rigidez matinal, a primeira dose de cada dia deverá ser tomada logo após as refeições ou com leite. A dose total diária não poderá ultrapassar 2400 mg. Em casos de dismenorreia, tomar 1 comprimido 2 vezes ao dia desde o início dos sintomas, até o seu desaparecimento.
Uso em crianças: IQUEGO-IBUPROFENO não deve ser administrado em crianças com menos de 12 anos de idade, exceto sob orientação e acompanhamento médico.
Uso em idosos: IQUEGO-IBUPROFENO deve ser administrado com cautela, sob orientação médica, pois os riscos de toxicidades e reações adversas aumentam nestes pacientes.
Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
9. reações adversas
IQUEGO-IBUPROFENO pode provocar azia, dor epigástrica, náuseas, diarreia e dispepsias, foram observadas, principalmente quando administrado em jejum. Estes sintomas, entretanto, tendem a diminuir ou desaparecer se for administrado após as refeições ou juntamente com leite. Foram relatadas, embora raramente, reações hepáticas incluindo icterícia e hepatite, anormalidades nos testes de função hepática, discrasia sanguínea, insuficiência renal e síndrome lúpica eritematosa com meningite asséptica.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em , ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
10. superdose
Promover o esvaziamento gástrico através da indução do vômito ou lavagem gástrica, administrar carvão ativado e manter a produção de urina. A hipotensão pode ser minimizada com administração de líquidos por via endovenosa.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
MS 1.0884.0373
Farmacêutico Responsável: Dr. Fritz Eduardo Kasbaum – CRF-GO N° 3918
ESTADO DE GOIÁS – SECRETARIA DA SAÚDE
IQUEGO – INDÚSTRIA QUÍMICA DO ESTADO DE GOIÁS S.A.
Av. Anhanguera, 9.827 – Bairro Ipiranga
CEP: 74.450–010 – Goiânia – Goiás
CNPJ N° 01.541.283/0001–41 – Indústria Brasileira