Bula para paciente - HYCAMTIN NOVARTIS BIOCIENCIAS S.A
1. para que este medicamento é indicado?
Hycamtin ® é indicado para o tratamento de câncer metastático de ovário, após falha da quimioterapia inicial ou subsequente, e de câncer de pulmão de pequenas células sensíveis, após falha da quimioterapia de primeira linha. Hycamtin ® , em combinação com cisplatina, é indicado para o tratamento de pacientes com câncer de colo de útero confirmado de estágio IV-B, recorrente ou persistente, não suscetível ao tratamento com cirurgia e/ou radioterapia.
2. como este medicamento funciona?
A topotecana, principal composto de Hycamtin ® , age contra o tumor bloqueando a ação de uma enzima chamada topoisomerase I, que tem importância no crescimento celular. Ao inibir essa enzima, a topotecana causa danos nas células cancerígenas, impedindo o crescimento do tumor.
3. quando não devo usar este medicamento?
Hycamtin ® é contraindicado para pacientes com história de reações graves de hipersensibilidade (alergia) à topotecana ou a qualquer um de seus componentes.
Hycamtin ® não deve ser usado em pacientes que estejam grávidas ou amamentando nem naqueles que apresentaram grave depressão da medula óssea (produção diminuída de células sanguíneas) antes de iniciar o tratamento. Consulte seu médico para avaliar seu caso.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
4. o que devo saber antes de usar este medicamento?
O tratamento com Hycamtin ® deve iniciado, sob a supervisão de um médico com experiência no uso de medicamentos quimioterápicos contra câncer.
Converse atentamente com seu médico antes de usar Hycamtin ® se:
-
– Você tem algum problema no fígado;
-
– Você tem algum problema respiratório ou nos pulmões;
-
– Você está grávida, pretende ficar grávida ou está amamentando.
Durante o tratamento seu médico deverá solicitar exames de sangue regularmente, inclusive de contagem de plaquetas, para monitorar o efeito das doses que você toma, e ajustá-las se necessário.
Ajustes de dose podem ser necessários se a topotecana for administrada junto com outros agentes com potencial tóxico (ver o subitem Interações Medicamentosas).
Consulte seu médico para obter mais informações.
Não existem ainda informações científicas suficientes sobre o uso em crianças.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Se você sentir cansaço e fraqueza persistentes, tenha cuidado para dirigir e operar máquinas.
Gravidez e lactação
A topotecana mostrou ter efeito nocivo para o embrião e o feto em estudos pré-clínicos.
Assim como ocorre com outros medicamentos quimioterápicos citotóxicos (ou seja, nocivos para as células), Hycamtin ® pode causar danos ao feto quando administrado a mulheres grávidas. Você deve evitar engravidar durante a terapia com topotecana e informar ao médico imediatamente caso isso ocorra.
A topotecana também é contraindicada durante a amamentação.
Mulheres com potencial para engravidar e pacientes do sexo masculino
Hycamtin ® pode causar dano aos bebês durante a gestação. As pacientes do sexo feminino com potencial para engravidar devem certificar-se de que não estão grávidas antes de iniciar o tratamento e devem utilizar um método contraceptivo eficaz durante o tratamento com Hycamtin ®. Pergunte ao seu médico sobre métodos contraceptivos eficazes.
Se você engravidar enquanto estiver tomando Hycamtin ® , consulte imediatamente o seu médico.
Os pacientes do sexo masculino devem usar preservativo durante a relação sexual enquanto tomarem Hycamtin ® e por pelo menos três meses após a interrupção do tratamento com Hycamtin ®.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Interações medicamentosas
Certos medicamentos e alimentos interagem com Hycamtin ® , ou seja, interferem na sua ação. Pode ser que você não deva usá-los enquanto estiver em tratamento com Hycamtin ® . São eles: – outros agentes citotóxicos (como paclitaxel ou etoposídeo);
-
– agentes que contêm platina (como cisplatina ou carboplatina);
-
– inibidores de ABCB1 e ABCG2 (como elacridar).
Por isso, se você toma ou tomou recentemente algum outro medicamento, informe isso a seu médico; fale inclusive dos que você usa sem receita médica. Ele vai examinar suas medicações para ter certeza de que você não usa nada que não poderia usar durante o tratamento com Hycamtin ®. Se precisar de alguma dessas medicações e não houver substituto disponível, você deve discutir isso com seu médico.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.
5. onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento? cuidados de armazenamento
Mantenha o produto na embalagem original e em temperatura entre 15°C e 30°C, protegendo-o da luz.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como o produto não contêm nenhum conservante, o conteúdo deve ser usado imediatamente após o preparo. Depois de preparado, este medicamento permanece estável se armazenado sob refrigeração em temperatura de 2oC a 8oC, por um período de 24 horas. Caso não seja utilizado em 24 horas, deve ser descartado.
Após preparo, manter sob refrigeração em temperaturas entre 2°C e 8°C por um período de 24 horas.
Aspectos físicos / Características organolépticas
O frasco-ampola contém pó de coloração entre o amarelo-claro e o esverdeado. Após o preparo, a cor da solução varia entre o amarelo e o amarelo-esverdeado.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
6. como devo usar este medicamento?
Modo de uso
Uso intravenoso.
Posologia
Hycamtin ® é um medicamento citotóxico e injetável e, por isso, deve ser administrado por um profissional habilitado, conforme recomendações descritas na bula do profissional de saúde. Seu médico saberá a melhor forma de administrar o medicamento e as dosagens mais adequadas para a sua condição.
Hycamtin ® é normalmente infundido na veia do paciente por um período de 30 minutos.
A posologia recomendada de Hycamtin ® é:
Para casos de Carcinoma ovariano ou carcinoma de pulmão de pequenas células
A dose diária recomendada de Hycamtin ® é de 1,5 mg/m2 por 5 dias consecutivos.
Para casos de Carcinoma de colo de útero
A dose recomendada de Hycamtin ® é de 0,75 mg/m2 por três dias.
Normalmente, este padrão de tratamento é repetido a cada três semanas. O tratamento pode variar, dependendo dos resultados dos exames de sangue.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO? Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Como todo medicamento, Hycamtin ® pode provocar efeitos indesejáveis.
Os efeitos colaterais abaixo têm sido associados ao uso de Hycamtin®.
Reações muito comuns (ocorrem em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): infecção; anemia; neutropenia e neutropenia febril (diminuição do número de neutrófilos, que são um tipo de células brancas de defesa presentes no sangue); leucopenia (diminuição do número de leucócitos, que são células brancas de defesa presentes no sangue); trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas, que são células responsáveis pela coagulação do sangue); perda de apetite; diarreia; náusea e vômito; dor abdominal; prisão de ventre; estomatite (inflamação do estômago); queda de cabelo; fraqueza; cansaço; pirexia (estado febril).
Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): infecção generalizada; pancitopenia (redução global do número de células sanguíneas); hipersensibilidade da pele (inclusive rash ); hiperbilirrubinemia; mal-estar e indisposição.
Reação rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): doença pulmonar intersticial.
Reação muito rara (ocorre em menos de 0,001% dos pacientes que utilizam este medicamento): extravasamento.
Frequência desconhecida (eventos a partir de relatos de casos espontâneos)
- Dor de estômago grave, náusea, vômitos de sangue, fezes pretas ou sanguinolentas (possíveis sintomas de perfuração gastrointestinal).
- Feridas na boca, dificuldades em engolir, dor abdominal, náusea, vômitos, diarreia, fezes sanguinolentas, que podem ser sinais e sintomas de inflamação do revestimento interno da boca, estômago e/ou intestino (inflamação de mucosa).
- Sangramento grave (associado à trombocitopenia).
- Reações alérgicas graves (reação anafilática)
9. o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?
Sinais e sintomas
Overdose (até 10 vezes a dose prescrita) tem sido relatada em pacientes tratados com topotecana intravenosa. A principal complicação da superdosagem é a diminuição da produção de células sanguíneas na medula (supressão da medula óssea). Os sinais e sintomas observados para overdose são consistentes com as reações adversas conhecidas associadas com topotecana (ver Reações Adversas). Além disso, foram relatadas elevação das enzimas hepáticas e mucosite após overdose.
Tratamento
Não há antídoto conhecido para a superdose de topotecana. Os cuidados com o paciente devem estar de acordo com a indicação clínica ou com as recomendações dos centros nacionais de intoxicações, quando disponíveis.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
DIZERES LEGAIS
MS: 1.0068.1140
Farm. Resp.: Flavia Regina Pegorer – CRF-SP 18.150
Importado por:
Novartis Biociências S.A.
Av. Prof. Vicente Rao, 90 – São Paulo – SP
CNPJ: 56.994.502/0001–30
Indústria Brasileira
Fabricado por:
GlaxoSmithKline Manufacturing S.p.A. -Torrile (Parma), Itália
® = Marca registrada
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.
USO RESTRITO A HOSPITAIS.
SIC
MITVKO M N<<MMAC0<5 AOCIIIMTI
0800 888 3003 íicnovartííO novartii.com
BPL 10.09.18
2018-PSB/GLC-0941-s
VP4
Histórico de Alteração da Bula
Dados da submissão eletrônica | Dados da petição/notificação que altera bula | Dados das alterações de bulas | |||||||
Data do expediente | N° do expediente | Assunto | Data do expediente | N° do expediente | Assunto | Data de aprovação | Itens de bula | Versões (VP/VPS) | Apresentações relacionadas |
20/06/2017 | 1237019/17–3 | MEDICAMENTO NOVO – Notificação de Alteração de Texto de Bula | 20/06/2017 | 1237019/17–3 | MEDICAMENTO NOVO – Notificação de Alteração de Texto de Bula | 20/06/2017 | – Quais os males que este medicamento pode me causar? | VP2 | 4 MG PO LIOF SOL INJ CT FA VD TRANS X 4 ML |
– Reações Adversas | VPS2 | ||||||||
24/07/2017 | 1541110/17–9 | MEDICAMENTO NOVO – Notificação de Alteração de Texto de Bula | 26/12/2017 | 2661664/16–0 | MEDICAMENTO NOVO – Solicitação de Transferência de Titularidade de Registro (operação comercial) | 23/07/2017 (início da vigência do registro) | – Dizeres Legais | VP1 | 4 MG PO LIOF SOL INJ CT FA VD TRANS X 4 ML |
– Dizeres Legais | VPS1 | ||||||||
15/08/2017 | 1719032/17–1 | MEDICAMENTO NOVO – Notificação de Alteração de Texto de Bula | 15/08/2017 | 1719032/17–1 | MEDICAMENTO NOVO – Notificação de Alteração de Texto de Bula | 15/08/2017 | – Quais os males que este medicamento pode me causar? | VP2 | 4 MG PO LIOF SOL INJ CT FA VD TRANS X 4 ML |
– Reações Adversas | VPS2 | ||||||||
16/10/2018 | 1003144188 | MEDICAMENTO NOVO – Notificação de Alteração de Texto de Bula | 16/10/2018 | 1003144188 | MEDICAMENTO NOVO – Notificação de Alteração de Texto de Bula | 16/10/2018 | – O que devo saber antes de usar este medicamento? – Quais os males que este medicamento pode me causar? | VP3 | 4 MG PO LIOF SOL INJ CT FA VD TRANS X 4 ML |
– Advertências e Precauções – Reações Adversas | VPS3 |
Hycamtin® (cloridrato de topotecana) / Pó liófilo injetável / 4 mg
08/12/2020 | NA | MEDICAMENTO NOVO – Notificação de Alteração de Texto de Bula – publicação no Bulário RDC 60/12 | 08/12/2020 | NA | MEDICAMENTO NOVO – Notificação de Alteração de Texto de Bula -publicação no Bulário RDC 60/12 | 08/12/2020 | – Editorial | VP4 | 4 MG PO LIOF SOL INJ CT FA VD TRANS X 4 ML |
– Reações adversas | VPS4 |
Hycamtin® (cloridrato de topotecana) / Pó liófilo injetável / 4 mg