Bula do profissional da saúde - GLICEROL ENEMA 12% HYPOFARMA - INSTITUTO DE HYPODERMIA E FARMÁCIA LTDA
APRESENTAÇÕES
Solução retal
120 mg/mL – 500 mL
Caixa com 20 frascos de 500 mL e 20 aplicadores (sondas retais).
VIA DE ADMINISTRAÇÃO: RETAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
glicerol...................................................................................................................120 mg
água para injetáveis....................................................................................................1mL
Este medicamento é destinado ao tratamento de prisão de ventre, no preparativo do paciente para o exame radiológico de clister opaco, no pré e pós-operatório, constipação intestinal severa, no auxílio da evacuação em neonatos e na limpeza intestinal.
2.
O glicerol é um agente hiperosmótico, com propriedades de lubrificação e umedecimento. Possui propriedade higroscópica e osmótica, capaz de atrair água para o intestino e promovendo a evacuação fecal. Dessa forma, através da administração por via retal, Enema de glicerina é um agente laxativo que causa movimentos peristálticos e evacuação fecal em menos de uma hora após administração.
3.
Este medicamento não deve ser utilizado em casos de colite ulcerativa ou qualquer outra condição patológica intestinal com característica semelhante.
Enema de glicerina não deve ser utilizado em pacientes com cólicas, náuseas, vômitos ou outros sinais de apendicite. No caso de sofrer de dor abdominal desconhecida, não se aconselha a administração deste medicamento.
Enema de glicerina não deve ser utilizado nas situações de crises agudas de hemorroidas e no caso de existirem fístulas anais.
Pacientes com hipersensibilidade ao glicerol não devem utilizar este medicamento.
Gravidez: Categoria de risco C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.
4.
Deve ser utilizado com cautela em pacientes que apresentam problemas tais como desidratação grave, diabetes mellitus, doença coronariana e doença renal. No caso de aparecimento de sangue nas fezes, irritação retal ou dor, ou no caso de não haver melhoras nos hábitos intestinais, interrompa o tratamento e consulte o médico.
Pacientes com doenças graves somente deverão utilizar Enema de glicerina sob rigoroso controle médico.
Enema de glicerina não deve ser utilizado por mais de uma semana.
Uso em pacientes idosos:
Não há restrição ao uso do produto por parte de pacientes com idade acima de 65 anos, desde que se observem as contraindicações e precauções anteriormente descritas.
Gravidez: Categoria de risco C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.
5.
Enema de glicerina não apresenta interações medicamentosas.
6.
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 a 30°C).
Prazo de validade : 24 meses a partir da data de fabricação.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido.
Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.
Enema de glicerina é uma solução límpida e sem material particulado.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
7.
O volume aplicado de Enema de glicerina varia de acordo com o critério médico e as necessidades individuais do paciente, entretanto o tratamento não deve exceder uma semana.
As evidências indicam que o glicerol é de baixa toxicidade quando em contato com a pele, sendo que este fármaco apresenta baixo potencial de causar toxicidade aguda dermal em humanos, com valores de LD50 superiores a 4000 mg/kg.
Cuidados de administração:
– Aplicação retal de dose única, não precisando ser diluído.
– Via de administração: SOMENTE retal.
– O volume restante no frasco deve ser descartado após utilização.
-Siga a orientação do médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Instrução: Montagem da sonda aplicadora.
“Ilustração esquemática”
Onde:
1 – Tubo de escoamento
2 – Base da ponteira
3 – Ponteira
Montagem:
– Insira a ponteira 3 ao bico da ampola de enema;
– Certifique que a base 2 da ponteira esteja totalmente introduzida ao bico da ampola de enema;
– Insira 1 no reto e pressione a ampola;
– Remova com cuidado após esvaziamento.
“Medicamento registrado com base no uso tradicional, não sendo recomendado seu uso por período prolongado.”
8.
Por se tratar de um medicamento de ação local, não ocorre absorção e, portanto, reações adversas não são comuns.
Pode ocorrer sangramento retal, irritação anal ou diarreia persistente. A diarreia persistente pode resultar em uma grave perda de água corporal. O uso de Enema de glicerina deve ser suspendido imediatamente caso note qualquer sintoma de desidratação no paciente como diminuição anormal da urina, boca seca, aumento da sede, falta de lágrimas e tonturas.
Reações alérgicas causadas por este medicamento são raras. No entanto, suspenda o uso de Enema de glicerina caso ocorra aparecimento de sintomas de reação alérgica grave incluindo: inchaço, erupção cutânea ou tonturas graves.
Enema de glicerina não apresenta interações medicamentosas com outros medicamentos.
Em casos de eventos adversos, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no Portal da Anvisa.
9.
Na eventualidade de ocorrer superdosagem não há antídoto específico, o tratamento deve ser de suporte e sintomático proporcionando máxima hidratação ao paciente.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.