Para que serve remédio Abrir menu principal

CONTHENC MULTILAB INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS FARMACEUTICOS LTDA - bula do profissional da saúde

Dostupné balení:

Bula do profissional da saúde - CONTHENC MULTILAB INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS FARMACEUTICOS LTDA

Conthenc
Conthenc
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES

Comprimidos de 500 mg – embalagens contendo 30 ou 200* comprimidos.

* Embalagem Múltipla.

USO ORAL

USO ADULTO

COMPOSIÇÃO

Cada comprimido contém:

ácido ascórbico....­.............­.............­.............­.............­.............­.............­.............­.............­.. 500 mg

excipiente...­.............­....q.s.p....­.............­.............­.............­.............­.............­............ 1 comprimido (celulose microcristalina, dióxido de silício, croscarmelose sódica, copovidona, metabissulfito de sódio, edetato dissódico di-hidratado e ácido esteárico)

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDEINFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

– suplemento vitamínico auxiliar do sistema imunológico e como antioxidante;

– suplemento vitamínico na convalescença;

– para suplementação de vitamina C na cicatrização.

Conthenc funciona como suplemento vitamínico, uma vez que a vitamina C não é produzida pelo nosso organismo e, portanto, tem que ser obtida de fontes externas.

A vitamina C tem papel fundamental no combate aos radicais livres que podem destruir as células.

A vitamina C é solúvel em água, sendo que seu excesso não é armazenado no organismo e, portanto, liberado na urina.

2. resultados de eficácia

A vitamina C aumenta a atividade fagocítica dos neutrófilos e aumenta também a atividade bactericida dos leucócitos. Além disso apresenta a importante propriedade antioxidante, agindo contra distúrbios e processos degenerativos causados pelo stress oxidativo2. Demonstrou também acelerar o processo de cicatrização.

(1) Olson, G.E., et al. In vitro effect of ascorbic acid on corticosteroid-caused neutrophil dysfunction. Journal of Surgical Research, v. 22, p. 109 – 112, 1977.

(2) Frei, B., et al. Ascorbate is an outstanding antioxidant in human blood plasma. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 86, p. 6377 – 6381, 1989.

(3) Ringsdorf, W.M., et al. Vitamin C and human wound healing. Oral sugery, oral medicine, oral pathology, v. 53, p. 231 – 236, 1982.

3. características farmacológicas

A vitamina C é indispensável para o perfeito funcionamento de todas as células. Desempenha importante papel no metabolismo celular, participando dos processos de oxirredução. Através de sua atuação no transporte de elétrons, intervém em diversas reações metabólicas, tais como: hidroxilação de prolina durante a formação de tecido conjuntivo; oxidação de cadeias laterais de lisina em proteínas, para fornecer hidroxitrimeti­lisina para a síntese de carnitina; síntese de noradrenalina e de hormônios corticoides pelas suprarrenais; conversão do ácido fólico em sua forma ativa do ácido folínico; metabolismo da tirosina. A vitamina C também desempenha importante papel na proteção do organismo contra infecções, aumentando a função bactericida no sangue, participando ainda da formação de anticorpos. Possui também a propriedade de neutralizar a ação tóxica de várias toxinas bacterianas e de produtos metabólicos.

A vitamina C tem influências múltiplas sobre o sangue, os órgãos hematopoiéticos e os vasos sanguíneos. Favorece a adesão das células endoteliais dos capilares, a ativação da trombina e estimula a atividade da medula óssea (produção de trombócitos, leucócitos e eritrócitos; absorção e aproveitamento do ferro; ativação do ácido fólico).

O mau abastecimento orgânico de vitamina C pode ocorrer não só em consequência de alimentação deficiente, mas também devido a distúrbios de absorção, doenças infecciosas e ao estresse.

A carência de vitamina C manifesta-se por cansaço, resistência diminuída a infecções, sangramentos mucosos e cutâneos, retardo no tempo de cicatrização de feridas, gengivite, perda de dentes, anemia e alterações cutâneas (hiperceratose, obstrução de folículos pilosos, etc).

4. contraindicações

– Os diabéticos podem utilizar Conthenc, pois sua fórmula não contém açúcar.

O medicamento não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e pacientes com litíase urinária oxálica e úrica (pedra nos rins).

5. advertências e precauções

Precauções:

Em pacientes com insuficiência renal, as doses de vitamina C devem ser administradas sob supervisão médica.

Gravidez e lactação:

Categoria C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas:

Os efeitos deste produto sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas são nulos.

Alterações em exames laboratoriais:Alterações em exames laboratoriais:

A vitamina C pode interferir com os resultados de alguns exames laboratoriais para determinação de glicemia, glicosúria e níveis séricos de transaminases, desidrogenase lática e bilirrubina e em pesquisas de sangue oculto nas fezes. Nestes casos, a administração de vitamina C deve ser interrompida alguns dias antes da realização dos testes.

6. interações medicamentosas

Os contraceptivos orais e os corticosteroides podem diminuir os níveis de vitamina C no corpo. O ácido acetilsalicílico, os barbitúricos e a tetraciclina aumentam a eliminação de vitamina C na urina. A deferoxamina interfere na ação do ferro nos tecidos. Salicilatos podem aumentar a excreção urinária do ácido ascórbico.

7. cuidados de armazenamento do medicamento

Conthenc deve ser guardado em sua embalagem original em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C). Proteger da umidade.

A vitamina C, quando exposta ao ar e à umidade, pode ter sua coloração alterada.

Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Aspecto físico/caracte­rísticas organolépticas: Comprimido circular, biconvexo e branco.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

8. posologia e modo de usar

8. posologia e modo de usar

Posologia:

Adultos: 1 comprimido 2 vezes ao dia ou a critério médico.

Não existem relatos sobre problemas na interrupção do tratamento.

Não há estudos dos efeitos deste medicamento administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral.

Conthenc não pode ser partido ou diluído.

Comprimidos de 500 mg

Posologia Diária Recomendada

IDR

% IDR

Adultos

1000 mg

45 mg

2222,2%

IDR = Ingestão Diária Recomendada

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco:Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco:

Não existem advertências nem recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos.

9. reações adversas

Junto com os efeitos necessários para seu tratamento, os medicamentos podem causar reações não desejadas. Apesar de nem todas estas reações adversas ocorrerem, você deve procurar atendimento médico caso alguma delas ocorra.

Foram relatadas reações adversas pouco frequentes e de baixa intensidade tais como: queixas de perturbações digestivas, principalmente diarreia, regurgitação, aumento da diurese, náuseas e vômitos.

Em pessoas predispostas, o uso de altas doses de vitamina C pode ocasionar cálculos renais.

Em casos de eventos adverso, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária -NOTIVISA, disponível em , ou para Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

10. superdose

10. superdose

Não são conhecidos relatos de intoxicação por superdosagem de vitamina C. Ocasionalmente, altas doses de vitamina C (3 g ou mais) podem ter leve efeito diurético e/ou diarreico.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.