Bula do profissional da saúde - BÊVITER NATULAB LABORATÓRIO S.A
cloridrato de tiamina
Comprimido Revestido
Linha Hospitalar: Caixa com 50 blisters de alumínio plástico incolor contendo 10 comprimidos revestidos cada.
USO ORAL
USO ADULTO
300 mg de cloridrato de tiamina por comprimido revestido (equivalente a 236,02 mg de tiamina).
COMPOSIÇÃO
Cada comprimido revestido contém:
cloridrato de tiamina.............................
........300 mg *
1 comprimido
Excipiente q.s.p....................................
(fosfato de cálcio dibásico, povidona, crospovidona, estearato de magnésio, hipromelose, etilcelulose, citrato de trietila, dióxido de titânio, álcool etílico).
*Equivalente a 236,02 mg de tiamina.
Componente ativo do medicamento BÊVITER | Dose: 1 a 2 com/dia | % IDR (RDC n.° 269/05) | ||
Adulto | Gestante | Lactante | ||
TIAMINA | 236,02 a 472,04 mg | 19.668,33% a 39.336,67% | 16.858,57% a 33.717,14% | 15.734,67% a 31.469,33% |
% IDR = Porcentagem em relação à Ingestão Diária Recomendada
O medicamento BÊVITER é indicado para tratamento de casos já estabelecidos de carência de vitamina B1.
A deficiência de vitamina B1 (tiamina) pode levar a um quadro denominado beribéri, cujos principais sintomas estão relacionados com o sistema nervoso (beribéri seco) e sistema cardiovascular (beribéri úmido) (ALVES, 2006).
A carência de tal vitamina pode ser ocasionada por baixa ingestão da mesma, utilização prolongada de diuréticos e situações de estresse, como febres e infecções (MEIER, 2005; CUNHA, 2002; COELHO, 2008).
De acordo com relato de caso, a administração de 300 mg de tiamina, via oral, foi capaz de reverter totalmente o quadro de cor pulmonale , ocasionado pela deficiência de vitamina B1 (COELHO, 2008).
O medicamento BÊVITER apresenta vitamina B1 em sua composição, a qual atua como coenzima na descarboxilação de a-cetoácidos (como piruvato e a-cetoglutarato) através de sua forma ativa coenzima pirofosfato de tiamina (TPP). A absorção de tiamina proveniente da dieta ocorre no trato gastrintestinal, na porção intestinal, por meio de um transporte ativo mediado por transportador. Dependendo da quantidade de tiamina presente no meio, a absorção da vitamina também pode ocorrer através de um mecanismo de difusão passiva.
BÊVITER é contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade a tiamina ou aos demais componentes da fórmula.
Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este medicamento apresenta categoria de risco C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Em casos de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
BÊVITER não deve ser administrado por períodos prolongados em doses superiores as recomendadas.
Não existem advertências específicas quanto ao uso deste medicamento por idosos. De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este medicamento apresenta categoria de risco C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O uso prolongado de diuréticos de alça pode levar ao aumento da excreção da tiamina. A ingestão concomitante de medicamentos antiácidos, como géis de alumínio ou silicato, pode levar à degradação da tiamina no trato gastrintestinal ou perda desta vitamina através das fezes.
Este medicamento deve ser guardado dentro da embalagem original. Conservá-lo em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30 °C). Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para consumo, respeitando o prazo de validade de 24 meses, indicado na embalagem.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
O medicamento BÊVITER é apresentado na forma de comprimido revestido liso de coloração branca.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Uso oral.
Um a dois comprimidos ao dia (cada comprimido contém 300 mg de cloridrato de tiamina, equivalente a 236,02 mg de tiamina).
Utilizar apenas a via oral. O uso deste medicamento por outra via pode causar a inefetividade do medicamento ou mesmo promover danos à saúde.
Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retomar a posologia sem a necessidade de suplementação.
Este medicamento não pode ser partido, aberto ou mastigado.
Até o momento não foram descritas reações adversas relacionadas com o uso de cloridrato de tiamina por via oral na concentração do BÊVITER.
Em casos de eventos adversos, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no Portal da Anvisa.
Até o momento não foram relatados casos de superdosagem de cloridrato de tiamina. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
MS: 1.3841.0048
Farm. Responsável: Tales Vasconcelos de Cortes – CRF/BA n°3745