Bula do profissional da saúde - ARNICA WELEDA WELEDA DO BRASIL LABORATÓRIO E FARMÁCIA LTDA
(Arnica montana D3)
WELEDA DO BRASIL – Laboratório e Farmácia Ltda
Solução Oral – 1000,0 mg
Glóbulos – 80,0 mg
Comprimidos – 185,0 mg
Arnica montana D3
ArnicaWeleda – Arnica montana
Solução oral de Arnica montana D3 – Frasco de vidro âmbar com 50 mL.
Glóbulos de Arnica montana D3 – Frasco de vidro âmbar com 20 gramas.
Comprimidos de Arnica montana D3 – Frasco de vidro âmbar com 80 comprimidos.
USO ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
Solução Oral
Cada 1 g de solução oral contém:
Arnica montana D3 (dinamizada em álcool 30%)............................................................................. 1000,0 mg
Graduação alcoólica 30%.
Cada 1 mL de solução oral equivale a 20 gotas e contém 955 mg do produto.
Cada frasco contém 50 mL de solução oral.
Glóbulos
Cada 1 g do produto contém:
Arnica montana D3................................................................................................................................. 80,0 mg
Glóbulos inertes n° 5....................................................................................................................................1,0 g
Cada frasco contém 20 gramas de glóbulos.
Comprimidos
Cada comprimido contém:
Arnica montana D3...............................................................................................................................185,0 mg
Excipientes* q.s.p.........................................................................................................................1 comprimido
*Amido, estearato de magnésio vegetal e lactose.
Cada frasco contém 80 comprimidos.
De acordo com os conhecimentos antroposóficos em relação ao ser humano e à natureza, ArnicaWeleda atua no tratamento auxiliar de contusões, fraturas, distensões, contraturas musculares, restrição aos movimentos, excessos musculares, no pós-operatório, na angina pectoris, infarto do miocárdio, apoplexia, concussão cerebral, esclerose múltipla, consequências imediatas e tardias, locais ou gerais de traumatismos, gota e reumatismo, consequências posteriores de traumas psíquicos.
Este medicamento não foi submetido a estudos clínicos para comprovação de eficácia.
Ao processo de diluição seguido de agitação ritmada, damos o nome de dinamização.
Os medicamentos antroposóficos são produzidos a partir de substâncias naturais dos reinos mineral, vegetal e animal que, em função da relação evolutiva, estão em direta ligação com o ser humano sadio e doente.
As relações primordiais entre ser humano e natureza podem ser desenvolvidas por meio de processos farmacêuticos até uma relação terapêutica. Isto resulta, por um lado, da compreensão dos processos patológicos no ser humano e por outro lado, do reconhecimento dos correspondentes processos da natureza, de acordo com os princípios antroposóficos.
O medicamento antroposófico pode agir, de acordo com sua composição, de três modos: (1) estimulando um processo contrário à doença; (2) agindo sinergicamente de modo correspondente à atividade geradora da doença e provocando uma reação contrária maior do organismo no sentido da cura; (3) proporcionando um modelo orientador para o órgão ou sistema doente levando a sua atividade sadia.
ArnicaWeleda , como um medicamento produzido e indicado de acordo com o conhecimento antroposófico, age em primeira linha por meio do estímulo das forças autocurativas do organismo. Age como estimulante e harmonizador dos processos metabólicos e formativos para regeneração do organismo após lesões de órgãos ou tecidos, particularmente após insultos mecânicos e isquêmicos.
O produto é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Até o momento, não foi relatada a necessidade de precaução, se administrado conforme a posologia sugerida. As orientações e recomendações previstas na bula estão relacionadas à via de administração indicada. O uso por outras vias não sugeridas por esta bula pode envolver risco e deve estar sob a responsabilidade do prescritor. Caso haja esquecimento de dose, não duplicar a dose subsequente.
Atenção: ArnicaWeleda solução oral contém ÁLCOOL. Teor alcoólico de 30%.
Atenção: ArnicaWeleda glóbulos contém SACAROSE.
Atenção: ArnicaWeleda comprimidos contém LACTOSE.
Gravidez e lactação: este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Pacientes idosos: não existem advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos.
Até o momento não houve relatos de interações medicamentosas.
Antes e depois da abertura da embalagem, o produto deve ser armazenado à temperatura ambiente (15 – 30°C), em local seco e protegido da luz solar e de fontes de radiação eletromagnética, como por exemplo: televisão, forno de micro-ondas, computador, raios X, aparelho celular, caixa acústica, etc.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Prazo de validade do medicamento: 24 meses.
ArnicaWeleda solução oral é uma solução hidroalcoólica, límpida, transparente e levemente amarelada.
ArnicaWeleda glóbulos são grãos esféricos, homogêneos, regulares e consistentes, inodoros e de cor branca. ArnicaWeleda comprimidos apresenta-se na forma de comprimidos cilíndricos biconvexos, de consistência sólida, textura granular e cor branca.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Solução oral
Crianças até 12 anos: administrar 10 gotas de 2 em 2 horas nos casos agudos, durante 3 a 5 dias e depois 3 a 4 vezes ao dia. A posologia poderá ser alterada a critério médico.
Adultos e crianças maiores de 12 anos: administrar 15 a 20 gotas de 2 em 2 horas nos casos agudos, durante 3 a 5 dias e depois 3 a 4 vezes ao dia. A posologia poderá ser alterada a critério médico.
Aplicar as gotas diretamente na boca, ou diluí-las em um copo com água.
Glóbulos
Crianças até 12 anos: administrar 6 glóbulos de 2 em 2 horas nos casos agudos, durante 3 a 5 dias e depois 3 a 4 vezes ao dia. A posologia poderá ser alterada a critério médico.
Adultos e crianças maiores de 12 anos: administrar 9 a 12 glóbulos de 2 em 2 horas nos casos agudos, durante 3 a 5 dias e depois 3 a 4 vezes ao dia. A posologia poderá ser alterada a critério médico.
Os glóbulos podem ser engolidos com água ou dissolvidos na boca.
Comprimidos
Crianças até 12 anos: administrar 1 comprimido de 2 em 2 horas nos casos agudos, espaçando as doses conforme melhora durante 3 a 5 dias e depois, na fase de manutenção, 3 vezes ao dia. A posologia poderá ser alterada a critério médico.
Adultos e crianças maiores de 12 anos: administrar 2 comprimidos de 2 em 2 horas nos casos agudos, espaçando as doses conforme melhora durante 3 a 5 dias e depois, na fase de manutenção, 3 vezes ao dia. A posologia poderá ser alterada a critério médico.
Tomar os comprimidos com um copo de água. Os comprimidos podem ser mastigados.
Mantenha sempre a dose e a frequência de uso indicadas pelo prescritor ou o modo de usar sugerido nesta bula. Não desaparecendo os sintomas em até 7 dias, consulte um profissional de saúde. No caso de aparecimento de sinais e sintomas de alerta que indiquem gravidade, procure avaliação médica com urgência.
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
Ainda não são conhecidas a intensidade e a frequência das reações adversas. Caso ocorram, suspenda o uso do medicamento.
Em casos de eventos adversos, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no portal da Anvisa.
Até o momento, não foram relatados ou verificados casos de superdosagem durante o tratamento com o produto. Entretanto, caso ocorra ingestão acidental excessiva, deve-se procurar um serviço médico ou entrar em contato com um médico.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.
– Anthroposophic Remedies – Monographs of the Commission C. Filderstadt: Society of Anthroposophic Physicians in Germany, 1999. 956 p.
– CAIRO, N. – Guia de Medicina Homeopática – São Paulo: Livraria Teixeira, 22a ed. ,1997.
– Glockler, M. Anthroposophic Medicinal Therapy for Physicians and Pharmacists. Vol. 1 e 2,Stuttgart: Wissenschaftliche Verlagsgesellschaft, 2005. 610 p.
– Jeschke E, Ostermann T, Lüke C, Tabali M, Kroz M, Bockelbrink A. et al. Remedies containing Asteraceae extracts. A prospective observational study of prescribing patterns and adverse drug reactions in German primary care. Drug Safety. 2009;32(8):691–706.
– Robertson A, Suryanarayanan R, Banerjee A. Homeopathic Arnica montana for post-tonsillectomy analgesia: a randomized placebo control trial. Homeopathy (2007) 96, 17–21.
– VIJNOVSKY, B.-Tratado de Matéria Médica (vol I, II e III) – São Paulo: Ed. Organon, 2003.