Bula do profissional da saúde - ANTIMAIS SÉPTICO KLEY HERTZ FARMACEUTICA S.A
FARMACÊUTICA
Antimais Séptico®
Kley Hertz Farmacêutica S.A.
Solução Spray cloridrato de lidocaína monoidratado 21mg/mL cloreto de benzetônio 1,33 mg/mL
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
Cuidados de conservação : Conservar o produto em temperatura ambiente (15 a 30°C). Proteger da luz e umidade. Observada a correta forma de armazenamento, a validade é de 24 meses a partir da data de fabricação. Não use medicamento com prazo de validade vencido, pois pode ser prejudicial à sua saúde.
Gravidez e lactação: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou em período de lactação sem orientação médica. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Posologia:Aspecto físico – Líquido límpido e incolor.
Dosagem – Adultos e crianças acima de 2 anos de idade : aplicar o medicamento sobre a área afetada, não mais que 3 a 4 vezes por dia.
Como usar – Segure o frasco com a válvula para cima e pressione de 2 a 3 vezes a uma distância de 5 a 10 cm do ferimento. Uso dermatológico. Após aberto, conservar em local seco e fresco e com a tampa devidamente acoplada à válvula.
Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica. Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Cuidados de administração: Este medicamento é destinado apenas para uso dermatológico. Consulte um médico em caso de ferimentos profundos e/ou extensos, mordidas de animais ou queimaduras graves. Não utilize este medicamento na região dos olhos ou em grandes áreas do corpo. Use somente uma quantidade suficiente deste medicamento nas regiões afetadas. Em caso de persistência ou agravamento dos sintomas, interrompa o uso deste medicamento e procure um médico. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Precauções e Advertências : Este medicamento é, exclusivamente, para uso dermatológico. Em casos de ferimentos profundos e/ou extensos, mordidas de animais, ou queimaduras graves, consulte um médico antes de utilizar Antimais Séptico spray. Este produto não deve ser utilizado na área dos olhos ou em membranas mucosas, nem em extensas áreas do corpo. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou em período de lactação sem orientação médica. Em caso de persistência ou agravamento dos sintomas, interrompa o uso deste medicamento e procure um médico. Em caso de ingestão acidental, procure imediatamente um médico, levando a bula do produto. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.
INFORMACÕES TÉCNICASCloridrato de lidocaína é um anestésico local de ação reversível do tipo aminoetilamida, que atua bloqueando a iniciação e a condução do impulso doloroso. Isto ocorre pela diminuição da permeabilidade da membrana neuronal aos íons de sódio, com consequente inibição da despolarização e diminuição da dor. Por ser do tipo aminoetilamida, é o agente de escolha em indivíduos sensíveis aos anestésicos locais do tipo éster, como a procaína. Cloreto de benzetônio é um antisséptico do tipo amónio quaternário, o qual se dissocia formando um complexo catiônico, que atua na membrana celular bacteriana, causando a lise das células e, consequentemente, a morte das bactérias. Apresenta atividade contra bactérias gram-positivas, alguns fungos e vírus, e, mais fracamente, contra gram-negativas. Como os outros compostos de amônio quaternário, o cloreto de benzetônio é utilizado para limpeza da pele, feridas e queimaduras. Os compostos de amônio quaternário são mais efetivos em solução neutra ou levemente alcalina e sua atividade bactericida é consideravelmente reduzida em meio ácido. Sua atividade é realçada por álcoois.
Referências : RITCHIE, J.M.; GEENE, N.M. Anestésicos Locais. ln: GILMAN, A.G, et al. Goodman & Gilman – As Bases Farmacológicas da Terapêutica. Guanabara Koogan S.A.: Rio de Janeiro, 1991. p. 210.
Farmacocinética: O cloreto de benzetônio é pouco absorvido pela pele. A lidocaína, por sua vez, apresenta fraca absorção através da pele intacta, sendo, entretanto, absorvida por membranas, mucosas e através da pele danificada. A absorção da lidocaína pela pele, por sua vez, é relacionada diretamente com a concentração de lidocaína no produto, a extensão e vascularização do local de aplicação.
Uma vez absorvida pela pele, 60% – 80% ligam-se às a1 glicoproteínas plasmáticas. Muitos fatores aumentam (câncer, traumatismo, infarto do miocárdio, tabagismo, uremia) ou diminuem (anticoncepcionais orais) a concentração desta proteína no plasma. Isto resulta em alterações na quantidade de anestésico liberado para o fígado pelo metabolismo, influenciando assim a toxicidade sistêmica. A lidocaína é 90% metabolizada no fígado, sendo desalquilada por oxidases de função mista em monoetilglicina-xilidida e glicina-xilidida, que podem ser metabolizadas em monoetilglicina e xilidida. É excretada principalmente por via renal, sendo 90% sob a forma de metabólitos e 10% sob a forma inalterada. O volume de distribuição da lidocaína é 1,1 – 2,1 L/Kg, podendo variar em cada pessoa. Apresenta capacidade de penetrar na barreira hematoencefálica e uma meia vida de 3,2 horas e 1,5 – 2 horas, em recém-nascidos e adultos, respectivamente.
A ação anestésica da lidocaína é obtida em poucos minutos e perdura por 30 a 45 minutos.
Precauções: É aconselhado cuidado no uso extenso de anestésicos locais do tipo amida em pacientes com doença hepática grave. Faz-se necessário reduzir pela metade a dose em pacientes com comprometimento da função hepática, como hepatite e cirrose. A sensibilidade de pacientes idosos pode estar alterada com a idade. Recomenda-se o uso com cautela. Este produto não deve ser utilizado na área dos olhos ou em membranas mucosas, nem em extensas áreas do corpo.
Gravidez e lactação: Estudos em animais com lidocaína não demonstraram efeitos teratogênicos. Pequenas quantidades de lidocaína são absorvidas no leite materno.