Para que serve remédio Abrir menu principal

ALLOVITA LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA - bula para paciente, efeitos colaterais, dosagem

Dostupné balení:

Bula para paciente - ALLOVITA LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

I -IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

minoxidil

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA.

Solução capilar 5%. Embalagem contendo um frasco spray de plástico opaco com 25 mL ou 50 mL + extensor.

USO CAPILAR

USO ADULTO EXCLUSIVO PARA USO MASCULINO

COMPOSIÇÃO

Cada mL da solução capilar 5% contém:

minoxidil....­.............­.............­.............­.............­.............­.............­.............­.............­.............­.............­.............­..........50 mg

veículo* q.s.p........­.............­.............­.............­.............­.............­.............­.............­.............­.............­.............­.............­.1 mL *propilenoglicol, álcool etílico e água purificada.

II - INFORMAÇÕES AO PACIENTE

ALLOVITA ® é indicado no tratamento da alopecia androgênica (calvície hereditária) em homens adultos.

2. como este medicamento funciona?

ALLOVITA ® pode reverter o processo de queda de cabelos em portadores de calvície hereditária (alopecia androgênica), quando aplicado localmente.

São necessários no mínimo dois meses de aplicação de ALLOVITA ®, duas vezes ao dia, para que se evidencie o crescimento capilar esperado. O tempo necessário para que sejam alcançados os melhores resultados e quantidade de cabelo que crescerá novamente varia de pessoa para pessoa.

3. quando não devo usar este medicamento?

Não use o ALLOVITA ® se você apresenta reação alérgica a qualquer componente da fórmula.

Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres.

4. o que devo saber antes de usar este medicamento?

Use este produto apenas na dose recomendada pelo seu médico. Antes de usar o ALLOVITA ®, verifique se seu couro cabeludo está normal e saudável. Não use o ALLOVITA ® se sua pele ou couro cabeludo estiverem inflamados, vermelhos, irritados, doloridos ou sob condições como queimaduras solares ou dermatites.

ALLOVITA ® não é recomendado nos casos de perda repentina ou fragmentada de cabelos, nos casos de calvície completa ou perda completa dos cabelos do corpo inteiro e nos casos em que a queda de cabelos é devido ao uso de algum medicamento, deficiências alimentares, quimioterapia, enfermidades ou situações que causem danos ao couro cabeludo.

Informe ao seu médico se você é portador de doença cardíaca. ALLOVITA ® não deve ser utilizado na ausência de história familiar de perda de cabelo ou se a razão para a perda de cabelo for desconhecida.

Em alguns pacientes ocorreu mudança na cor e/ou textura do cabelo.

Este medicamento é exclusivo para uso externo. Se ocorrer ingestão acidental, seu médico deve ser imediatamente avisado.

Este medicamento contém ÁLCOOL.

ALLOVITA ® contém uma base alcoólica que pode causar ardência, queimação e irritação nos olhos. Evite o contato com os olhos e pele irritada. No caso de contato acidental com olhos, pele machucada e mucosas, lave a região afetada com grande quantidade de água fria corrente. Se a irritação continuar, procure o seu médico. Não se deve inalar o spray.

ALLOVITA ® é um produto inflamável. Não aplique o produto enquanto estiver fumando ou na presença de fontes incandescentes (muito quentes). Tome cuidado principalmente quando estiver usando o spray. Não há evidências de que o minoxidil possa afetar a sua habilidade de dirigir ou operar máquinas.

Não utilize o ALLOVITA ® em conjunto com outros medicamentos de uso local, como por exemplo, a tretinoína e a antralina, pois nesse caso a absorção do minoxidil pode ser aumentada.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

A eficácia deste medicamento depende da capacidade funcional do paciente.

5. onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Feche bem o frasco após o uso. Após aberto, válido por 25 dias.

Número de lote e datas de fabricação e validade: Vide embalagem.

Aspecto do medicamento:

Solução límpida, ligeiramente amarelada, com odor característico a álcool, isenta de partículas e material estranho.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

6. como devo usar este medicamento?

EXCLUSIVAMENTE PARA USO EXTERNO

Não é necessário lavar os cabelos antes de usar o ALLOVITA ®. Se os cabelos forem lavados antes da aplicação, não se deve utilizar xampu com silicone; utilize um xampu suave antes de aplicar o produto. Aplique o ALLOVITA ® apenas quando o cabelo e o couro cabeludo estiverem perfeitamente se­cos.

Espere pelo menos quatro horas após a aplicação do ALLOVITA ® para lavar os cabelos novamente.

O uso de secador de cabelos, géis, cremes ou sprays para os cabelos não diminui o efeito do ALLOVITA ®.

O uso de tinturas ou permanentes não interfere na ação do ALLOVITA ®. Mas, a fim de evitar qualquer irritação local, assegure-se de que não haja ALLOVITA ® no couro cabeludo antes de aplicar qualquer produto químico. Para melhores resultados, não aplique o ALLOVITA ® no mesmo dia em que você usou esses produtos químicos.

Aplique a dose total de 1 mL de ALLOVITA ® no couro cabeludo, sobre a área calva e áreas circunvizinhas, duas vezes ao dia, iniciando a aplicação no centro da área afetada. O método de aplicação está indicado abaixo.

Bomba spray: Direcione o frasco para o centro da área calva, pressione a válvula uma vez e espalhe o ALLOVITA ® com a ponta dos dedos até atingir toda a área a ser tratada. Repita até o total de seis vezes para completar a dose de 1 mL da solução.

  • 1. Para a aplicação: direcionar o pulverizador para o centro da zona alvo, pressionar uma vez e dispensar o produto com a ajuda dos dedos.

  • 2. Repetir a operação em todas as zonas afetadas.

  • 3. Massagear o couro cabeludo através de movimentos circulares em direção à parte superior da cabeça para favorecer a microcirculação. Pentear como habitualmente, sem enxaguar.

7. o que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso você esqueça de usar ALLOVITA ® no horário estabelecido pelo seu médico, use-o assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de usar a próxima dose, pule a dose esquecida e use a próxima, continuando normalmente o esquema de doses. Não use o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas. O esquecimento de dose pode comprometer a eficácia do tratamento.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. quais os males que este medicamento pode me causar?

Informe ao seu médico se a vermelhidão e/ou a irritação do couro cabeludo persistirem ou no surgimento de reações desagradáveis.

O uso extensivo de minoxidil 5% não apresentou evidências de que seja absorvido o suficiente para causar efeitos sistêmicos (em todo o organismo). Uma maior absorção devido ao abuso ou a diferenças individuais ou sensibilidade anormal, poderia levar a um efeito sistêmico, ou seja, a ocorrência de efeitos adversos como: palpitações, aparecimento de dor no tórax tipo angina (dor em aperto), debilidade ou vertigem, aumento de peso inesperado e sem motivo aparente, suor das mãos e pés e inchaço. Embora esses efeitos não tenham sido associados ao uso de minoxidil 5%, o tratamento deve ser interrompido e seu médico procurado.

Os eventos comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) já relatados com o uso de minoxidil 5% incluem: crescimento não desejado de cabelos fora do couro cabeludo (inclusive na face de mulheres), reação alérgica local, coceira, pele seca/descamação do couro cabeludo e aumento da perda de cabelos. Esse aumento temporário de perda de cabelo geralmente ocorre de duas a seis semanas após o início do tratamento e diminui dentro de algumas semanas. Caso persista por mais de duas semanas, você deve descontinuar o uso de ALLOVITA ® e procurar seu médico.

Embora muito raros (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam o medicamento), também foram observados inflamação alérgica da pele, inflamação do folículo (local onde nasce o pelo ou o cabelo) e aumento da secreção das glândulas sebáceas.

Informe ao seu médico, cirurgião dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Não há casos conhecidos de superdose resultante da administração tópica de minoxidil 5%.

A ingestão acidental ALLOVITA ® pode produzir efeitos sistêmicos relacionados à ação vasodilatadora (dilatação dos vasos sanguíneos) do fármaco.

Os sinais e sintomas provocados pela superdose são de natureza cardiovascular, associada à retenção de líquidos, queda na pressão sanguínea e taquicardia (aumento da frequência cardíaca). Caso ocorram esses sintomas, procure o seu médico para receber o tratamento adequado.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

III - DIZERES LEGAIS

MS-1.6773.0629

Farm. Resp.: Dra. Maria Betânia Pereira

CRF-SP n° 37.788

Registrado, fabricado e embalado por: LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

Rod. Jornalista Francisco Aguirre Proença, KM 08

Bairro Chácara Assay

Hortolândia/SP – CEP: 13186–901

CNPJ: 05.044.984/0001–26

INDÚSTRIA BRASILEIRA

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

SAC 0800–050 06 00 www.legrandpharma.com.br

Esta bula foi atualizada conforme Bula Padrão aprovada pela Anvisa em 13/09/2021.

bula-pac-128664-LEG-130921

Histórico de alteração para a bula

Dados da submissão eletrônica

Dados da petição/notificação que altera bula

Dados das alterações de bulas

Data do expediente

N°. expediente

Assunto

Data do expediente

N°. expediente

Assunto

Data de aprovação

Itens de bula

Versões (VP/VPS)

Apresentações relacionadas

14/10/2019

2480621/19–8

10457 – SIMILAR -Inclusão Inicial de Texto de Bula – RDC 60/12

09/03/2017

0375954/17–7

10490 -SIMILAR -Registro de Produto -CLONE

30/09/2019

Submissão eletrônica apenas para disponibilização do texto de bula no Bulário eletrônico da ANVISA.

VP/VPS

Solução capilar 5%: Frasco Spray de Plástico opaco contendo 25mL ou 50mL

01/11/2019

2667886/19–1

10756 – SIMILAR -Notificação de alteração de texto de bula para adequação a intercambialidade.

NA

NA

NA

NA

I – Identificação do medicamento

VP/VPS

Solução capilar 5%: Frasco Spray de Plástico opaco contendo 25mL ou 50mL

02/09/2020

2971906/20–2

10450 – SIMILAR -Notificação de Alteração de Texto de Bula – RDC 60/12

NA

NA

NA

NA

I – Identificação do medicamento III – DIZERES LEGAIS

VP/VPS

Solução capilar 5%: Frasco Spray de Plástico opaco contendo 25mL ou 50mL + extensor

22/01/2021

0287830/21–5

10450 – SIMILAR -Notificação de Alteração de Texto de Bula – RDC 60/12

NA

NA

NA

NA

I – Identificação do Medicamento

VP

Solução capilar 5%: Frasco Spray de Plástico opaco contendo 25mL ou 50mL + extensor

10450 – SIMILAR -Notificação de Alteração de Texto de Bula – RDC 60/12

NA

NA

NA

NA

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

VP

VPS

Solução capilar 5%. Embalagem contendo um frasco spray de plástico opaco com 25 mL ou 50 mL + extensor.