Para que serve remédio Abrir menu principal

Remédios por código ATC V09IX05 Fluorodopa (18F)

A Fluorodopa (18F) é um radiofármaco utilizado em exames de imagem para diagnóstico de doenças neurológicas, como o Mal de Parkinson. O seu código na classificação ATC é V09IX05.

No Brasil, a utilização da Fluorodopa (18F) tem crescido nos últimos anos, principalmente por conta do aumento da incidência de doenças neurodegenerativas na população brasileira. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 1% dos brasileiros acima dos 60 anos apresentam sintomas relacionados ao Mal de Parkinson.

O uso da Fluorodopa (18F) é indicado para pacientes que apresentam sintomas como tremores, rigidez muscular e dificuldade para se movimentar. O exame consiste na administração do radiofármaco por via intravenosa e posterior realização de uma tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT).

A Fluorodopa (18F) age no cérebro ao se ligar aos receptores dopaminérgicos presentes nos neurônios responsáveis pelo controle motor. Dessa forma, é possível visualizar a atividade desses neurônios e identificar possíveis alterações que possam indicar a presença da doença.

O uso da Fluorodopa (18F) apresenta poucos efeitos colaterais e riscos à saúde do paciente. No entanto, é importante ressaltar que o exame deve ser realizado apenas com prescrição médica e em clínicas especializadas em medicina nuclear.

Além disso, é fundamental que o paciente esteja bem informado sobre o procedimento antes de realizá-lo. É recomendável que ele tire todas as suas dúvidas com o médico responsável e siga todas as orientações pré e pós-exame.

Em resumo, a Fluorodopa (18F) é um radiofármaco utilizado em exames de imagem para diagnóstico de doenças neurológicas, como o Mal de Parkinson. Seu uso tem crescido no Brasil devido ao aumento da incidência dessas doenças na população brasileira. O exame é seguro e apresenta poucos riscos à saúde do paciente, desde que seja realizado com prescrição médica e em clínicas especializadas em medicina nuclear.

Remédios por código ATC V09IX05 Fluorodopa (18F)

Nenhum remédio encontrado.