O grupo ATC N02BE51 é composto por medicamentos que contêm paracetamol e outras substâncias em sua composição, excluindo psicolépticos. O paracetamol é um analgésico e antitérmico amplamente utilizado no tratamento de dores de cabeça, dores musculares, febre e outras condições.
Essas associações com outras substâncias podem potencializar os efeitos do paracetamol ou fornecer benefícios adicionais para o tratamento de determinadas condições. Algumas das associações mais comuns incluem a cafeína, que pode ajudar a aliviar a dor de cabeça; o cloridrato de fenilefrina, que pode ajudar a aliviar a congestão nasal; e o maleato de clorfeniramina, que pode ajudar a aliviar os sintomas da gripe.
No Brasil, o paracetamol é um dos medicamentos mais prescritos e vendidos sem receita médica. De acordo com dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em 2019 foram vendidas mais de 1 bilhão de unidades desse medicamento no país.
Embora seja considerado seguro quando usado corretamente, o paracetamol pode causar danos ao fígado se tomado em doses muito altas ou por períodos prolongados. Por isso, é importante seguir as instruções do médico ou farmacêutico quanto à dose adequada e duração do tratamento.
Além disso, algumas das associações presentes nesse grupo ATC podem ter contraindicações específicas ou interagir com outros medicamentos. Por exemplo, pessoas com hipertensão arterial devem evitar medicamentos que contenham fenilefrina, pois ela pode aumentar a pressão arterial.
Por fim, é importante lembrar que o uso indiscriminado de medicamentos pode trazer riscos à saúde e não deve substituir a busca por um diagnóstico e tratamento adequados. Se você está sofrendo com dores ou febre, procure um médico ou farmacêutico para orientações sobre o melhor tratamento para o seu caso.