Para que serve remédio Abrir menu principal

Remédios por código ATC A03AA Anti-colinérgicos sintéticos, ésteres possuindo uma amina terciária

O grupo ATC A03AA é composto por anti-colinérgicos sintéticos, ésteres que possuem uma amina terciária. Esses medicamentos são utilizados para tratar diversos distúrbios gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia.

No Brasil, o uso desses medicamentos tem sido bastante comum. De acordo com estatísticas recentes, cerca de 20% da população brasileira sofre de algum tipo de distúrbio gastrointestinal. E os anti-colinérgicos sintéticos têm se mostrado eficazes no tratamento dessas condições.

Os principais medicamentos pertencentes ao grupo ATC A03AA são a escopolamina e a butilbrometo de escopolamina. Ambos atuam bloqueando os receptores colinérgicos presentes no sistema nervoso autônomo do corpo humano.

A escopolamina é um medicamento muito utilizado para tratar náuseas e vômitos causados por enjoo em viagens marítimas ou terrestres. Já o butilbrometo de escopolamina é mais indicado para aliviar cólicas abdominais e espasmos musculares do trato gastrointestinal.

Esses medicamentos são geralmente administrados por via oral ou injetável. No entanto, também podem ser encontrados na forma de adesivos transdérmicos para aplicação na pele.

Embora sejam eficazes no tratamento dos distúrbios gastrointestinais, os anti-colinérgicos sintéticos podem apresentar alguns efeitos colaterais indesejáveis. Os mais comuns incluem boca seca, visão turva e constipação intestinal.

Além disso, esses medicamentos devem ser utilizados com cautela em pacientes idosos e em pessoas com doenças cardíacas ou renais. Eles também não devem ser administrados durante a gravidez ou amamentação, a menos que seja estritamente necessário e sob orientação médica.

Em resumo, os anti-colinérgicos sintéticos do grupo ATC A03AA são uma opção eficaz para o tratamento de distúrbios gastrointestinais. No entanto, é importante que seu uso seja feito com cautela e sob orientação médica, a fim de evitar possíveis efeitos colaterais indesejáveis.

Remédios por código ATC A03AA Anti-colinérgicos sintéticos, ésteres possuindo uma amina terciária

Nenhum remédio encontrado.